Prefeitura no Bairro leva diversos atendimentos à comunidade

Os portões ainda não tinham sido abertos, mas uma enorme fila já se formava aos arredores da Escola Municipal Barão do Rio Branco. Ansiosos, os corumbaenses aguardavam mais uma ação do programa Prefeitura no Bairro, que já chega a sua terceira edição.

 

“É a primeira vez que participo e estou gostando muito”, comentou Rosa Vasques. “Fui muito bem orientada e encaminhada para os serviços que me interessam”, definiu a moradora do bairro Popular Velha, que logo de início, buscou atendimento na Secretaria de Saúde. “Agendei ortopedista e o médico me deu encaminhamento para o oftalmologista, já que aqui não tem”, comentou.

 

Para esta terceira edição da ação, uma grande novidade foi o ônibus da Cassems, que realizou alguns atendimentos específicos, como o exame de mamografia, além densiometria óssea, PSA, preventivos de colo de útero, exames de pele, palestras sobre preventivo de colo de útero e mama, palestra sobre nutrição, palestra com psicólogos, consultas com dermatologista e com oncologista de pele.

 

Cátia Savaia dos Santos, que acompanhava o pai na ação, resolveu aproveitar também e fazer um exame de preventivo. “Trouxe meu pai de 76 anos para fazer o exame de PSA. Ele fez e saiu satisfeito, pois não esperamos muito tempo para ser atendidos”, comentou. “E já que ainda está cedo, vou até aproveitar e fazer meu preventivo, que já venceu”, completou.

 

Outras pastas da Administração Municipal também fizeram atendimentos diversos na ação Prefeitura no Bairro. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania ofereceu, além de palestras sobre Economia Solidária e Violência contra a mulher, uma criativa oficina de customização, envolvendo muitas mulheres no ofício de costurar.

 

“Eu tenho seis filhos e, muitas vezes, não tenho nada pra fazer em casa. Mas vejo que tenho muitos restos de tecidos, só não sei o que fazer com cada um deles. Nesta oficina, já aprendi a fazer cachecol e diferentes tipos de fuxicos”, detalhou a dona de casa, Suely Silva, moradora  do bairro Maria Leite.

 

Entre outros serviços que foram oferecidos estão: Corte de cabelo, orientações de trânsito, realização de cadastro único, orientações jurídicas, atividades educacionais, jogo de xadrez, orientação de alimentação saudável, de desenvolvimento financeiro e comercial, entre outros serviços também estiveram à disposição da população ocupando as salas de aula da Escola Municipal Barão do Rio Branco. 

 

O Prefeitura no Bairro, programa desenvolvido pela administração do prefeito Paulo Duarte, envolveu todas as pastas do Poder Executivo, além de parceiros como a Cassems, Sebrae – Regional Pantanal, SENAC, SESC, Correios (emissão de CPF), Defensoria Pública, entre outros.

Skip to content