Comunidade de Albuquerque debate o Plano de Mobilidade Urbana e Rural

A comunidade do Distrito de Albuquerque já está debatendo o Plano de Mobilidade Urbana e Rural (PMOB) de Corumbá. Na terça-feira, 15, um grupo de pessoas, 45 no total, maioria mulheres, participou da primeira Oficina Participativa do PMOB que abriu as discussões na zona rural, atendendo também moradores dos assentamentos Mato Grande e São Gabriel. Nesta quarta, 16, os trabalhos ocorrem na Escola Monte Azul, no Assentamento Taquaral, com participação de famílias de pequenos produtores do Tamarineiro, Paiolzinho e Urucum.

 

A oficina está sendo conduzida e acompanhada pela Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan) da Prefeitura, que coordena a elaboração do Plano. O evento foi importante e proporcionou aos moradores se informarem e debater o tema da Mobilidade, dando ênfase a realidade local. 

 

Dentre os pontos vistos como prioridade, ou de maior emergência, a comunidade destacou o grande tempo de viagem para deslocamento até o centro de Corumbá, que dura em média 3h30, via transporte coletivo, bem como a em relação à iluminação que causa sensação de perigo, dificultando o deslocamento a pé ou por bicicleta, no período noturno, no povoado.

 

Estas oficinas estão ocorrendo simultaneamente na área urbana de Corumbá e fornecerão subsídios para a elaboração do Plano que encontra-se em fase de diagnóstico. Somente esta semana são seis oficinas, esta em Albuquerque, na Associação de Moradores; hoje na Escola Monte Azul, ambas na zona rural.

 

Já na área urbana, nesta quarta, acontece a oficina no Centro de Artes e Esportes Unificados Heloisa Urt (CEU), no Jardim dos Estados, e na Escola Clio Proença, localizada na Rua José de Barros Maciel, na Nova Corumbá, a partir das 18h30.

 

Na quinta-feira, 17, também a partir das 18h30, outras duas oficinas acontecem na área urbana, uma no Sindicato Rural, localizado na rua General Rondon, 1033, no centro da cidade, e a segunda na Escola José de Souza Damy, localizada na Rua XV de Novembro, no Cristo Redentor.

 

Uma outra rodada já está sendo peparada e serão mais seis oficinas que ocorrerão no início de 2016, quando o plano entrará em fase de conclusão. O Plano foi lançado em 06 de agosto com a realização da primeira conferência no Sindicato Rural de Corumbá. Está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan), em parceria com o Programa de Apoio à Gestão Pública, projeto da Votorantim Cimentos; Instituto Votorantim, e BNDES.

 

PMOB

Skip to content