Corumbá avança em promoção turística na América do Sul

Pela primeira vez, o Turismo de Corumbá foi apresentado em dois importantes destinos sul americanos emissores de turistas, com o objetivo de divulgar o destino Corumbá entre as agências de viagens, operadores e profissionais de turismo, promovendo o intercâmbio de informações e contatos com empresas do setor.

 

O primeiro aconteceu no dia 18 de agosto durante o Workshop Visit Brasil, em Assunção, no Paraguai, país que é, hoje, o maior emissor turístico internacional para o Mato Grosso do Sul (22%), um mercado com grande potencial de aumento na emissão de turistas. Segundo a Embratur, em 2014 entraram no Brasil mais de 293 mil turistas paraguaios.

 

O segundo momento foi no ultimo dia 20, no 5º Workshop Brasil Sensacional, realizado em Lima, capital do Peru. O Mato Grosso do Sul é o 5º estado brasileiro que mais recebe turistas peruanos no Brasil, segundo pesquisa do Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo, de Janeiro de 2015. A maior parte deles (67%) veio ao país a lazer e 97,1% tem intenção de retornar.

 

De acordo com os dados oficiais da Polícia Federal tratados pelo Observatório do Turismo do município, o fluxo de pessoas na fronteira entre 2013 e 2014 teve um crescimento de 14,34%. Quando se considera o período de janeiro a julho de 2013 a 2015, verifica-se um crescimento acumulado de 35,9% no fluxo de pessoas na fronteira Brasil x Bolívia. Ao verificar somente a entrada de paraguaios e peruanos, pode-se observar o aumento de 10,2% e 26,3% respectivamente, ou seja, o Portão de acesso ao Brasil por Corumbá vem sendo acessado cada vez mais por visitantes sul-americanos.

 

A diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes, destacou que “estas são parcerias importantes para Corumbá, tanto no quesito cooperação como promoção do turismo local em âmbito internacional. Nos preparamos com a organização da apresentação em espanhol, que junto ao vídeo promocional do município foi exibido em Assunção e Lima, onde contávamos com espaço para o seminário de 15 minutos e área para atendimento”.

 

Segundo ela, “é tendência o aumento de turistas vindos da América do Sul para o Brasil durante os últimos anos, uma aposta da gestão do prefeito Paulo Duarte, norteado inclusive pelo potencial de crescimento do fluxo em Corumbá pela maior proximidade entre regiões, fortalecendo o turismo transfronteiriço”, afirma.

 

No total, nos seminários “Corumbá Incrível” participaram 81 operadores interessados no destino, destes 26 do Paraguai e 55 do Peru. Com formato de workshop de negócios os profissionais dos dois países conheceram os produtos e atrativos turísticos de Corumbá. Durante a capacitação, realizada em cooperação com a área de promoção da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, o município foi apresentado, enfocando a viabilidade de acessos, infraestrutura turística, os números turísticos e as belezas naturais e culturais do município. 

Skip to content