Festa do Mel movimenta comunidade de pequenos produtores no Taquaral

A primeira Festa do Mel movimentou o assentamento Taquaral no último domingo. O evento foi uma realização da Associação de Apicultores do Assentamento Taquaral, com apoio da Prefeitura, e foi uma forma de mostrar a força dessa cultura na região pantaneira.

 

A festa contou com a participação do prefeito Paulo Duarte que, acompanhado do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, já orientou sua equipe a desenvolver projetos de fomento à apicultura. Ele mostrou-se satisfeito com o crescimento dessa cultura na região pantaneira, “que tem se fortalecido a partir do engajamento dos pequenos produtores eu se uniram e montaram esta associação”.

 

Paulo conversou bastante com os produtores e integrantes da associação e um dos coordenadores do evento e integrante da instituição, Valdinei Campos, explicou ao prefeito que a ideia de se realizar a festa foi justamente para mostrar que o investimento vale a pena.

 

“Queremos fazer que mais pessoas façam parte desse segmento e fazermos com que a apicultura tenha um grande destaque aqui no Pantanal. Temos um clima apropriado e uma vasta vegetação ideal para isso”, observou.

 

Valdinei lembrou as dificuldades encontradas no passado e que muitos produtores desistiram da apicultura. “Eu estou desde 1997, batalhando para poder criar a associação. Em 2012, o Adriano Gomes, do apiário da Serra da Bodoquena, veio e deu um curso para nós. A capacitação foi muito importante e, a partir daí, as coisas andaram”, disse. “Hoje posso dizer que ele mudou a apicultura no estado. Graças aos cursos que ele ministrou, ela é forte hoje em Coxim, Aquidauana e aqui, em Corumbá, onde somente no Taquaral, temos cinco apiários”, reforçou.

 

A festa do mel foi aberta às 10 horas. Além de uma exposição, contou ainda com show musical, churrasco e outras atividades que movimentaram o domingo na igreja do Taquaral.

Skip to content