Prefeitura entrega sede própria para Academia de Música

Após décadas “peregrinando” entre diversos espaços da cidade, a Banda Manoel Florêncio que originou a Academia de Música de mesmo nome ganhou finalmente uma sede própria e adequada as suas necessidades. O projeto é mantido pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Cultura de Corumbá, atendendo atualmente centenas de alunos de forma gratuita e agora passa a funcionar no anexo ao SESC, no Porto Geral de Corumbá, onde há salas de aula climatizadas e específicas para cada disciplina que integra a grade curricular da Academia de Música Manoel Florêncio.

 

A promessa de oferecer um lugar digno aos estudantes da música surgiu ainda durante a campanha eleitoral do prefeito Paulo Duarte que, juntamente com a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, visitaram a antiga sede da Comissão Mixta onde se encontrava alojada a Banda. O local apresentava problemas sérios que comprometiam a saúde dos estudantes e músicos por se tratar de um prédio antigo e sem manutenção que, hoje, está desocupado e foi contemplado para revitalização total com recursos do PAC Cidades Históricas.

 

“Sempre sonhamos com um lugar digo para arte numa cidade que é essencialmente cultural. Desde quando tomamos posse, eles não ficaram mais um dia naquele local que me deixou triste ao ver esses excelentes músicos naquele lugar insalubre”, lembrou Márcia.

Antes de ganhar a sede definitiva, os alunos e músicos ficaram instalados na sede do Bispado, onde durante a gestão do prefeito Paulo Duarte a Banda Manoel Florêncio tornou um braço de um projeto maior, a Academia de Música Manoel Florêncio, que tem pro objetivo não apenas trazer o conhecimento da música aos seus frequentadores como bem lembrou a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura.

 

“Estamos trabalhando para que seus filhos sejam não apenas futuros musicistas da Banda Manoel Florêncio, mas para que eles sejam cidadãos maravilhosos que saibam aplaudir, respeitar e entender a música. Os filhos de vocês estão aprendendo uma língua a mais porque são poucas as pessoas que sabem ler musica então isso está fazendo muitas conexões neurais, deixando-os mais inteligentes e diferentes”, disse Rolon ao dirigir-se aos pais presentes no ato de entrega da nova sede.

 

Além das aulas de teoria e prática musical a partir de instrumentos, o local abriga também o ensino do canto com a presença do Coral Cidade Branca que já representou a cidade em diversos eventos fora da cidade, bem como é atração certa nas cantatas natalinas e demais acontecimentos em Corumbá.

 

Prioridade

 

O prefeito Paulo Duarte destacou que a Cultura é uma pasta prioritária em seu Governo e que como prova disso são os investimentos e ações realizados desde o início de sua gestão.

 

“Esse é um momento extremamente simbólico e importante para a arte e cultura corumbaenses. Arte e cultura, na nossa Administração, são prioridades, arte e cultura não são coisas periféricas, assessórias. A Fundação é importante não apenas na conversa, no discurso, é importante com atitudes”, afirmou ao anunciar mais incremento no setor.

 

“A gente está colocando a cultura, a arte no local de destaque, não apenas com relação à música, mas também a Oficina de Dança que vai ganhar uma sede nova definitiva e nova. A importância de algo se mede com atitudes e não palavras simplesmente. Falar é muito fácil, o difícil é fazer, cumprir os compromissos”, disse.

 

Duarte ainda observou que a Cultura precisa ganhar o devido reconhecimento de sua importância, principalmente no âmbito local, onde Corumbá faz todo diferencial dentro do Estado e do país por suas manifestações e sua gente que mostra grande vocação para as artes.

“Dou importância à arte e à cultura como grande admirador. Eu olho com prazer um artista que dança, que canta, que toca um instrumento. Eu sei o quanto isso é importante para as pessoas. Corumbá é um local de gente talentosa, temos que valorizar primeiro quem é da terra e é isso que estamos fazendo. Aqui, com certeza, é a demonstração de um Governo que sabe que a Arte e a Cultura ocupam lugar de destaque”, finalizou.

 

Após o descerramento da placa que identifica a mais nova casa da Academia de Música, autoridades e convidados adentraram ao anexo do SESC (Centro de Convenções) e assistiram a uma apresentação preparada especialmente para o momento.

 

Banda, corais adulto e infantil, além do convidado especial, cantor lírico Aléssi Raul de Castro Neto, auxiliar de serviços diversos da Secretaria de Educação de Corumbá, e que apresentou seu talento durante a entrega do Núcleo de Práticas Sustentáveis da Rede Municipal de Ensino. Na oportunidade, ele foi convidado pelo prefeito Paulo a se apresentar com a Banda Manoel Florêncio neste dia tão especial para a música de nossa cidade.

Skip to content