Programa Conexões de Saberes atende alunos do ensino médio na cidade

Lançado no final do ano passado, o Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes já está atendendo alunos do ensino médio de Corumbá. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Pantanal, ele está permitindo levar aos alunos todas as informações possíveis sobre o ENEM e também sobre os cursos de graduação oferecidos na unidade de educação superior, oportunizando todas as nuances de cada carreira profissional.

 

Esta etapa foi iniciada na última quarta-feira, 16, e vai até outubro. Está sendo desenvolvida pela pela tutoria de um docente da instituição e por grupos de estudantes do Campus Pantanal, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Políticas para Juventude.

 

O primeiro encontro aconteceu na Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, reunindo alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e contou com a presença do Subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa.

 

Na abertura do evento, o gerente de Políticas para a Juventude, Jonathan França da Cruz, deu às boas vindas aos alunos, frisando a importância do momento e destacando o compromisso do Governo Municipal com a juventude.

 

O gestor de Projetos, Alex Roberto, palestrou sobre os conceitos e a trajetória da Juventude no Brasil, reforçando sobre o papel da Gerência de Políticas para Juventude no atendimento ao público juvenil do município, em especial quanto à educação e profissionalização.

 

Os acadêmicos da UFMS apresentaram as informações sobre as formas de ingresso na universidade, as características dos cursos oferecidos pela instituição, e as políticas afirmativas que atendem os universitários, tais como as bolsas de auxílio.

 

O programa

 

O Programa PET Conexões e Saberes tem como característica realizar encontros nas escolas públicas, onde serão apresentadas aos alunos todas as informações possíveis sobre o ENEM, bem como a sua importância para quem deseja ingressar na UFMS.

 

Num primeiro momento os alunos tomarão conhecimento dos cursos ofertados, e num segundo momento terão a oportunidade de serem recepcionados no Campus do Pantanal para conhecerem os espaços da universidade e mais de perto os cursos oferecidos.

 

Somente esta semana, o programa já foi levado para as escolas estaduais Júlia Gonçalves Passarinho, Gabriel Vandoni de Barros, Rotary Clube e Carlos de Castro Brasil, todas na quarta-feira, e a Dom Bosco, na quinta.

 

No dia 23 de setembro será a vez da Escola Estadual Maria Helena Albaneze; no dia 05 de outubro, a Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva; no dia 06 a Nathércia Pompeo dos Santos, e no dia 20 de outubro, a Escola Estadual Dr. João Leite de Barros. 

Skip to content