Reforma renova ambiente do CRAS III onde mais de 1100 famílias são atendidas

“Eu agradeço ao CRAS e à Prefeitura pelos serviços que ele fornece a meus filhos e a mim mesma porque aqui fiz um curso de cabeleireira e fui encaminhada para o Centro Profissional Dom Bosco e hoje sou uma profissional e não dependo mais do Bolsa Família como antes”. Essa foi a declaração da dona Oneide Lara , mãe de duas crianças que frequentam as atividades desenvolvidas pelo CRAS III, localizado no bairro Cervejaria.

 

O relato de Oneide é a prova do que a Assistência Social desenvolvida com respeito e carinho às pessoas pode gerar. Por isso, a Prefeitura de Corumbá não para de investir nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) espalhadas pela cidade. A mais recente foi a entrega da reforma do CRAS III onde foram investidos quase 150 mil reais em recursos dos cofres municipais.

 

“Esse é um prédio histórico de nossa cidade onde há 107 anos foi fundada a SSCH (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária) em Corumbá. Essa entidade prega auxílio a todas as pessoas que precisam de ajuda para diminuir a exclusão social então acredito que o CRAS dá continuidade a esse trabalho que foi iniciado por pessoas de bem há mais de 100 anos, só que hoje estamos aqui como política instituída”, destacou Mabel Sahib Aguilar, secretária de Assistência Social e Cidadania.

 

De acordo com Mabel, 1136 famílias estão referenciadas na unidade que abrange ainda os bairros vizinhos Generoso, Beira Rio, Borrowski e Dom Bosco, bem como as localidades conhecidas como Hawaí e alameda Vulcano. Desse total, quase 700 famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família, gerando uma média mensal de 300 atendimentos, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos como a dona Damiana Bezerra.

 

“O CRAS é um lugar muito bom para gente aprender as coisas, tudo o que é bom a gente aprende aqui, então eu convido toda comunidade para vir participar das atividades. Agradeço o prefeito Paulo Duarte por todas essas coisas boas que ele vem fazendo na cidade das quais todo mundo usufrui”, disse a senhora que ouviu do prefeito aquilo que ele adotou como prioridade em sua gestão.

 

“O que estamos fazendo são coisas importantes para as pessoas, coisas simples, mas importantes. A gente sabe da importância do CRAS na vida das pessoas, ele é praticamente uma extensão da casa das pessoas, tem muitas atividades que são realizadas aqui, não aquelas ligadas à Prefeitura, mas também da própria comunidade”,  afirmou Duarte que ainda disse.

 

“A Assistência Social e Cidadania é muito importante porque mexe com gente sempre ficando respeito, carinho. Governar não é apenas fazer obra, às vezes, nem precisa; é você cuidar de verdade das pessoas, a importância do contato, relação próxima às pessoas”, destacou o chefe do Executivo ao lembrar que, apesar do momento de crise mundial, Corumbá está conseguindo concluir e também iniciar um grande número de obras e ações neste mês de setembro, emblemático por ser aniversário da cidade, graças a seriedade que a Administração Municipal vem gerindo os recursos.

 

Ele ainda consultou os presentes para incluir o CRAS III dentro do Programa Corumbá Saudável, que leva atividades físicas com diversas práticas, dentre elas, a dança para variadas partes da cidade.

 

“É muito legal para quem não viu, não tem idade, queremos trazer alegria para o CRAS, é bom para auto-estima, para saúde. Pensamos que pode acontecer pelo menos uma vez na semana aqui”, disse ao se referir às aulas de dança de ritmos latinos e caribenhos que ajudam na queima de calorias e atividade cardiovascular e é “febre” em todo o mundo fitness.

Skip to content