Seminário marca encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Corumbá

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), o seminário “Uma Década Mundial de Redução de Mortes e Acidentes de Trânsito” marcou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito na cidade. Nos últimos sete dias, diversas ações foram realizadas em diferentes regiões do município, principalmente com jovens e crianças.

 

O tema proposto para o trabalho de conscientização foi “Seja Você a Mudança no Trânsito”.  “Essa é uma frase que vale para o trânsito e para a vida. Quem quer mudar o mundo, precisa começar por si mesmo”, afirmou o prefeito Paulo Duarte, que destacou a participação ativa das crianças durante todos os eventos promovidos pela Agetrat.

 

“A convivência pacífica no trânsito é o grande objetivo disso tudo. E quando esse trabalho começa com os pequenos tem muito mais chances de dar certo, pois estamos formando um cidadão consciente”, continuou. Duarte ainda elogiou a atuação de todos os agentes envolvidos com o tráfego de veículos na cidade.

 

“É importante que a população enxergue os agentes de trânsito, seja da Agetrat, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual ou da Polícia Rodoviária Federal, como pessoas que estão ali para salvar vidas. Tudo que esses profissionais fazem é fiscalizar o cumprimento das Leis”, ressaltou.

 

O prefeito de Corumbá também agradeceu a presença do diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS), Gerson Claro Dino, que participou do seminário. “Precisamos dessa parceria para fortalecer a paz nas ruas da cidade. A Prefeitura está aberta para fazermos juntos um trânsito mais cidadão”, finalizou.

 

Alexandre Taques Vasconcelos, diretor-presidente da Agetrat, lembrou que o fim da Semana Nacional não implica no fim do trabalho de conscientização. Pelo contrário, essa ação educativa que começou ainda no início do ano vai ser contínua em toda a cidade. “Até o final do ano vamos atender 20 mil estudantes de todo o Município”, comentou.

 

Outra providência da Prefeitura elogiada durante o seminário foi a formação do Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito (GGIT), nomeado pelo prefeito Paulo Duarte neste mês de setembro. “Somente com essa iniciativa que está acontecendo aqui, com a formação do GGIT e a sociedade integrada, participativa, vamos mudar a violência nas ruas”, destacou o diretor do Detran-MS.

 

O GGIT é formado pelo tenente-coronel da PM, Wilson Velasques, Luiz Mario Anache, representando a Agesul, Dinaci Ranzi, da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Fernandes da Costa, da PRF, Carlos David Jimenez Paz, do Detran, e o delegado Gustavo Vieira Bueno, representando a Polícia Civil de Corumbá. Todas as entidades possuem membros suplentes.

 

“O trânsito é um assunto que começa dentro de casa, vai pra rua e volta pra casa. Por isso merece toda nossa atenção e acompanhamento. Inclusive gostaria de agradecer ao Alexandre, que tem feito um papel importante dentro da Agetrat”, afirmou o vereador João Lucas, que representou o Poder Legislativo na solenidade.

 

Alunos da Escola Municipal José de Souza Damy apresentaram uma peça baseada na educação no trânsito. O evento foi encerrado com a palestra de Carlos Alberto Pereira, servidor da Agetrat.  

Skip to content