Comércio de Corumbá apresenta saldo positivo de contratações em setembro

Pelo segundo mês consecutivo, o setor de comércio de Corumbá teve em sua avaliação, um crescente nível de contratações durante o mês de setembro. Com aumento de mais de 50% em comparação ao mês anterior, agosto, o setor passa a ser o único com saldo positivo atualmente.

 

É o que aponta pesquisa feita pelo Observatório do Mercado de Trabalho ligado à Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Corumbá, a partir de dados coletados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Em setembro, a cidade registrou um total de 387 admissões e 447 demissões, apresentando o setor comercial como primeiro lugar no ranking e único com saldo positivo.

 

Para o secretário da pasta, Pedro Paulo Marinho de Barros, o destaque continua sendo o setor de comércio na geração de postos de trabalho “muito em função da demanda de pessoas estrangeiras no comércio local, principalmente os irmãos bolivianos cujo poder de compra cresceu bastante, a partir do aumento do dólar em relação ao real”.

 

Conforme o levantamento, o comércio corumbaense, em setembro, teve um saldo positivo de 23 contratações, diferente do Mato Grosso do Sul de uma forma geral que apesentou saldo negativo de 99, e do Brasil, negativo de 17.253.

 

Conforme a pesquisa, os destaques em relação à ocupação com maiores admissões em setembro foram: trabalhador agropecuário em geral com 277 admissões, 212 demissões, um saldo positivo de 65; faxineiro com 157 contratações, 103 demissões, saldo positivo de 54, marinheiro de convés (marítimo e fluviário) com 62 admissões, 11 demissões, saldo de 51; trabalhador de pecuária polivalente com 317 admissões, 279 demissões, saldo de 38, e moço de convés (marítimo e fluviário) com 28 admissões, 4 demissões, saldo  positivo de 24.

 

Já demissões, os destaques negativos foram: operador de caminhão (minas e pedreiras) com 3 contratações e 66, salto negativo de 63; vendedor de comércio varejista  com 191 contratações, 251 demissões, saldo negativo de 60; motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) com 59 contratações, 95 demissões, saldo negativo de 36; mecânico de manutenção de máquinas em geral com 79 contratações, 112 demissões, saldo negativo de 33, e cobrador de transportes coletivos com 9 contratações, 38 demissões, um saldo  negativo de 29.

Skip to content