Compre do Pequeno: em Corumbá, 98% das empresas são micro ou pequenas

Dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que em Corumbá, 98% dos estabelecimentos são micro ou pequenas empresas. Nacionalmente, são esses pequenos comerciantes que geram mais da metade dos empregos formais, aqueles com carteira assinada.

 

“As micro e pequenas empresas tem um papel fundamental na econômica do Brasil, e em Corumbá isso não é diferente. Por isso criamos, desde o começo da gestão, mecanismos que facilitassem e incentivassem a regularização desses estabelecimentos e de seus funcionários”, comentou o prefeito Paulo Duarte.

 

“Muito por causa desse trabalho de desburocratização, aliado a outras ações conjuntas, hoje temos um comércio local fortalecido e que gera emprego e renda para o corumbaense”, completou o chefe do Executivo municipal, que também destacou o atuação do Sebrae ao longo de todo esse processo.

 

“Realizações como o Compre do Pequeno são muito importantes e devem sempre ser incentivadas”, finalizou o prefeito, que na tarde de ontem visitou alguns dos estabelecimentos integrantes da ação e conversou com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Corumbá (Sindvarejo), Otávio Philbois.

 

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros, e a gerente regional do Sebrae, Isabella Fernandes, também participaram do encontro. Em Corumbá, o movimento que estimula o consumo de produtos e serviços de micro e pequenas empresas acontece até o dia 8 de outubro.

 

A campanha de conscientização sobre a importância de fomentar a economia local através da aquisição de produtos e serviços dos microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte teve início ontem, considerado o Dia “D” do Compre do Pequeno Negócio. Uma tenda para atendimento à população foi montada na Rua Frei Mariano, onde equipes do Sebrae Regional Pantanal esclareceram as dúvidas dos consumidores.

 

Nessa terça-feira, dia 6, os microempreendedores individuais da região participaram de atendimento coletivo no Sebrae de Corumbá. Atualmente, Mato Grosso do Sul possui mais de 76 mil microempreendedores individuais em atividade. O Sebrae apoia os MEIS e é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento local.

 

Na quarta-feira Daniel Zanco realiza palestra durante a Manha de Negócios e Crédito que acontecerá às 9 horas no Sebrae de Corumbá. Daniel é conselheiro editorial da revista NO|Varejo, palestrante, professor do curso de pós graduação em marketing de varejo do Senac e foi executivo de empresas como Arezzo, Hering, Shoestock e Portobello Shop. Também é sócio diretor da Universo Varejo – empresa especializada em tecnologia e consultoria para varejo e franquias. O palestrante é administrador de empresas, com MBA em varejo pela FIA e especialização em Retail Marketing pela Youngstown University.

 

No dia 8 os empreendedores de Corumbá e Ladário terão a oportunidade de participar da palestra Os estouros da pipoca do Valdir no Ginásio Poliesportivo do município, às 19 horas. Valdir pipoqueiro, como é conhecido, é considerado um exemplo de empreendedorismo popular, já que driblou diversas adversidades até chegar ao sucesso na venda de pipocas no Centro de Curitiba. Apostando em qualidade, criatividade e atenção ao consumidor, Valdir conquistou seu espaço no mercado, e conseguiu se firmar como o melhor pipoqueiro do Brasil.

 

O pipoqueiro é reconhecido pela forma como administra seu negócio. As inovações renderam a ele o reconhecimento em todo o país e até mesmo fora dele. O seu trabalho já foi capa de um jornal na França. Veja a programação na imagem a seguir. 

Skip to content