Iniciadas em julho deste ano, as obras de contenção de águas pluviais na alameda Vulcano serão entregues pelo prefeito Paulo Duarte já na próxima semana. O trabalho foi todo executado com recursos próprios da Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS), e deve solucionar de vez o problema de enchentes na região.
“Com a construção desse canal, as famílias terão muito mais segurança e tranquilidade, principalmente durante o período de chuvas”, afirmou o prefeito, que ontem esteve na alameda acompanhando a finalização da obra juntamente com o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Gerson da Costa Melo.
“É mais um compromisso que fizemos com a comunidade e que estaremos entregando na próxima semana, apesar de toda a dificuldade do atual momento econômico mundial”, destacou Paulo Duarte.
Na Vulcano foram construídos 112 metros de galeria que vão solucionar definitivamente os transtornos causados pelas chuvas. O trabalho foi executado em três fases. Mesmo durante a estiagem, a água corre ininterruptamente pelo canal. Isso porque desaguam ali diversos minadouros de diferentes partes da cidade.
Dessa forma, o trabalho precisou ser executado com uma estratégia diferenciada. “Primeiro foi feito o desvio da água para o lado direito do canal para ser feita a fundação e o muro da outra margem. Em seguida o mesmo processo foi feito do outro lado”, explicou o secretário Gerson da Costa Melo.
“São três trechos diferentes onde o muro hoje não existia. E em cada um desses locais o processo vai precisar ser repetido. Ao todo, a barreira de contenção tem 1,90 metro de altura e 4 metros de largura, o que deve ser suficiente para absorver a chuva que desce pra cá”, completou o secretário.