Defesa Civil capacita voluntários para atuar em situação de emergência

A Defesa Civil do Estado em parceria com os municípios de Corumbá e Ladário formou no Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Ações da Defesa Civil, nessa sexta-feira, 02 de outubro, 63 pessoas.

 

O treinamento tem como principal objetivo capacitar e preparar os participantes para que se tornem agentes de proteção, colaborando diretamente nas ações desenvolvidas pelo órgão. Ao todo foram cinco dias de aulas ministradas nos períodos da manhã e tarde.

 

“A nossa meta é estruturar o município para que fique assistido mediante qualquer situação, e por isso, hoje estamos formando pessoas capazes e preparadas para enfrentar situações de prevenção ou de respostas a sociedade civil”, enfatizou o chefe da Defesa Civil em Corumbá e coordenador do curso, Tenente Isaque.

 

Representando o prefeito Paulo Duarte, o secretário de Governo, Márcio Cavassana,  prestigiou os formandos do curso. “Parabéns para toda equipe. Quando a cidade enfrenta algum tipo de dificuldade em termos climáticos, sabemos que entrará a Defesa Civil e isso demonstra toda coragem que vocês homens e mulheres possuem”, destacou.

 

“Obrigado pela coragem de vocês. A população pode dormir tranquila porque se alguma tempestade acontecer, sabemos que vocês sairão às ruas”, completou.

 

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad, também participou do evento. Segundo ele,  atividades como esta demonstram o constante ato de cidadania construído nos municípios. “Com toda essa preocupação e preparo, a gente fica mais otimista na capacidade de superar crises e dificuldades que possam vir a acontecer, mediante os desastres”, definiu.

 

Representando a Câmara Municipal, estava a vereadora Cristina Lanza, que definiu a conclusão do curso como uma “demonstração de cidadania”.

 

Curso

 

O curso foi oferecido pela Defesa Civil de Corumbá em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.  Além da parte teórica, os voluntários participam de ações práticas de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), Prevenção e Combate a incêndios urbanos e florestais, além de Rádio-Comunicação Emergencial nos Desastres com carga horária de 40 horas/aulas.

 

Entre os participantes da capacitação estão integrantes da Defesa Civil de Corumbá e Ladário, do 17º Batalhão de Fronteira, do 3º Grupamento de Bombeiros, da Guarda Municipal de Corumbá e Ladário, da Polícia Civil de Ladário, da Secretaria de Assistência Social de Ladário, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá e da Secretaria de Obras de Ladário.

 

Além da parte teórica, os voluntários participam de ações práticas de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), Prevenção e Combate a incêndios urbanos e florestais, além de Rádio-Comunicação Emergencial nos Desastres com carga horária de 40 horas/aulas.

Skip to content