No CRAS do CEU Helô Urt, ação reforça importância do exame preventivo

Mais de 200 beneficiárias do Programa Bolsa Família participaram nessa quinta-feira, 22 de outubro, de mais uma ação da campanha Outubro Rosa em Corumbá. Desta vez, a palestra sobre a importância do autoexame e do exame preventivo foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do CEU Helô Urt, no bairro Jardim dos Estados.

 

“Primeiro gostaria de agradecer a presença de todas vocês aqui. Falar sobre prevenção é fundamental, mas não podemos ficar só na conversa. Precisamos nos conscientizar que tanto o autoexame do toque quanto o preventivo podem salvar nossa vida”, afirmou a primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, que presentou o prefeito Paulo Duarte no encontro.

 

 “E vamos ampliar o atendimento do Centro de Saúde da Mulher para podermos atingir ainda mais pessoas nesta próxima semana. A partir da segunda-feira, dia 26, o local vai funcionar até às 20 horas. Esse horário diferenciado vai facilitar o acesso das mulheres ao exame preventivo”, complementou Maria Clara. O atendimento noturno segue até a quinta-feira, dia 29.

 

“O serviço oferecido pelo SUS em Corumbá é de excelência. O Centro de Saúde da Mulher possuiu equipamentos eficientes que garantem a qualidade e a precisão dos exames realizados aqui”, afirmou o médico Carlos Campos Figueiredo, que atua no setor de planejamento familiar da Secretaria Municipal de Saúde.

 

O médico lembrou ainda que qualquer alteração detectada precocemente no colo do útero tem grandes chances de cura. “Por isso o preventivo é essencial, principalmente para as mulheres que passaram dos 40 anos”, explicou. A importância do cuidado com a saúde foi destacada também pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib. “Ao longo desse mês discutimos o tema em todos os nossos CRAS”, disse.

 

Além da palestra, o CEU realizou nessa quinta-feira a coleta de exames preventivos. O trabalho foi feito pela equipe da UBS Breno de Medeiros. “Também realizados ações de saúde bucal e, em novembro, acontece o curso de reaproveitamento de alimentos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui mesmo, das 7h30 as 11h30 e das 14h às 18 horas”, afirmou Saturnino Almeida, gestor do CRAS. 

Skip to content