Obras de revitalização no Morro do Cruzeiro serão entregues nesta terça

As obras de revitalização no Morro do Cruzeiro, executadas pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a empresa mineradora Vale, serão entregues no início da noite desta terça-feira, 13. O ato está marcado para as 18 horas e faz parte das comemorações dos 237 anos de Corumbá, celebrado em 21 de setembro.

 

O projeto de revitalização do Morro do Cruzeiro foi elaborado pela equipe técnica da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico. A execução contou com a parceria da Vale que aportou recursos da ordem de R$ 300 mil. O Município entrou com R$ 42.312,31, de contrapartida.

 

Os recursos foram aplicados na construção de uma guarita, inclusive com banheiro, e portão na entrada do morro; construção de cisterna para armazenamento de água e bombeamento para uma antiga cisterna existente, que foi reformada, resolvendo assim um grande problema de falta de água naquele espaço; recuperação das instalações hidráulica e elétrica; pintura geral do prédio existente, inclusive com reforma dos banheiros e da copa.

 

Foi executado também o calçamento da base da estátua do Cristo Rei com ladrilho hidráulico; pintura da estátua do Cristo Rei que conta com 12 metros de altura; recuperação da capela existente aos pés do Cristo; implantação de estacionamento para visitantes com capacidade para 22 carros; instalação de bicicletário ao lado da guarita; serviços de drenagem da ladeira com implantação de grelha de ferro e tampa de concreto para as caixas.

 

Com a conclusão dos serviços, a Prefeitura vai instalar duas lunetas no alto do morro para o turista contemplar a cidade e o Pantanal. A urbanização e revitalização do Morro do Cruzeiro fazem parte de uma proposta da Prefeitura visando promover a manutenção e reurbanização do espaço considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, e que necessitava de intervenções visando maior segurança e estrutura adequada para visitações. 

Skip to content