Prefeito profere palestra motivacional para alunos do Tenir sobre Enem

O Enem será neste final de semana e, na última quinta-feira, 22, atendendo convite da direção da Escola Tenir, o prefeito Paulo Duarte proferiu uma palestra motivacional para os alunos e alunas do terceiro ano daquele estabelecimento de ensino que se preparam para participar do exame.

 

Paulo contou um pouco da sua história, das dificuldades e barreiras enfrentadas, principalmente na época de estudante, até chegar ao atual momento. “Eu vim aqui conversar com vocês num momento tão importante na vida de todos, que é o Enem. Talvez este seja o primeiro momento da vida de vocês de tensão, de medo e de cobrança, mas isso vai ser para o resto da vida de vocês. Porque a vida é assim, ela sempre nos apresenta as cobranças”, disse.

 

Duarte lembrou que existem na vida três tipos de pessoas na vida, “as pessoas derrotadas que não tenta fazer nada; tem aquela pessoa que fica pelo meio do caminho, que nunca terminam nada, começa um coisa e para, começa outra e para; e tem ainda aquelas pessoas que são efetivamente vencedoras. Ser vencedora é aquele que nunca desiste. Você tem que ser vencedor primeiro consigo mesmo para depois vencer as outras metas colocadas na sua vida”, destacou.

 

Outra preocupação foi em relação ao futuro, qual a profissão escolher. Na opinião dele, é preciso “escolher algo que o faça feliz para que possa sempre acordar satisfeito e feliz com a escolha. Nós temos a mania de falar: Ah eu era feliz e não sabia, e não damos valor aquelas nossas conquistas. Por isso vocês tem que dar valor aquilo que vocês conquistam, para depois não dar valor aquilo que você perdeu. Tem muito isso. A gente perde alguém e depois pensamos: porque não tratei ela melhor, porque não falei o que queria. Por isso, sempre façam e falem aquilo que sentem”.

 

Falou sobre a sua adolescência quando, aos 14 anos, colocou na cabeça que eu não queria ser mais um no meio da multidão. “Eu não esqueço que eu falei isso pra mim e isso marcou muito a minha vida. Desde aquele dia eu comecei a sonhar em ser alguém na vida. Meu primeiro sonho foi quando eu vi um avião voando e comecei a pensar como aquele cara fazia pra manter aquele avião no céu. Foi quando eu quis ser piloto de avião, mais como meus pais não tinham dinheiro, não deu”, revelou.

 

“Cresci e queria ser médico, achava bonito usar aquele jaleco branco. Ou seja, eu comecei a sonhar bem cedo, mas você tem que começar a trabalhar para que eles aconteçam, mas não se decepcione se muitos deles não acontecerem. Levantem a cabeça e sonhem novos sonhos, pois a vida é muito sem graça sem os sonhos”.

 

O prefeito observou que, neste final de semana, com o Enem, os alunos passarão por momentos de tensão, stress. “Este será o primeiro teste que vocês passarão. Então, façam com calma e tranquilidade que eu tenho certeza que vocês passarão por essa etapa com muito êxito”, concluiu.

 

A professora Cleusa Elizabeth da Matta, disse sentir orgulho em ver onde seus ex-alunos chegaram “e o Paulo foi um deles. Vocês primeiro tem que sonhar, a gente pode ser o que a gente quiser, desde que se queira ser. Mas tem que correr atrás desse sonho e isso Paulo fez, aliás não é só ele, mas todos aqueles que já foram meus alunos. A gente fica feliz por ver o que eles se tornaram e também porque eles acreditaram na gente, no conhecimento que estávamos passando pra eles”, afirmou.

 

A diretora da escola Carla Martins Mansilla Ady, disse aos alunos ter ciência de que não é fácil, “mas eu estou aqui acreditando em vocês, sei que vocês irão colocar a escola entre as dez melhores do Mato Grosso do Sul. Eu estou acreditando em vocês e espero que vocês também acreditem em vocês”, pediu.

Skip to content