Revitalizado, Mirante do Cristo já é um dos principais atrativos turísticos do Pantanal

O Mirante do Cristo Rei do Pantanal, no alto do Morro do Cruzeiro, já está sendo considerado um dos principais atrativos turísticos da região pantaneira após as obras de revitalização e urbanização executadas pela Prefeitura de Corumbá, em parceria com a mineradora Vale.

 

A nova estrutura foi entregue na noite da terça-feira, 13, pelo prefeito Paulo Duarte, em solenidade que contou com as presenças de diversas autoridades, como representantes da Vale, dos poderes executivo e legislativo, das forças armadas, de instituições religiosas, de segmentos da sociedade, moradores e, especialmente da idealizadora daquela grande obra, a artista plástica Izulina Xavier.

 

A noite de ontem foi apontada pelo prefeito como um momento de extrema importância, por significar a “abertura de um espaço criado por esta artista plástica que todos adoramos, a dona Izulina Xavier, e também pelo fato da obra ter sido executada em um momento de dificuldades, mas que com a parceria da Vale, conseguimos vencer mais este desafio”.

 

“Quando assumimos a Prefeitura, encontramos este espaço praticamente destruído, subutilizado, sem água inclusive”, lembrou Duarte. “O primeiro passo foi estabelecer uma parceria com a dona Izulina para recuperar as estátuas da Via Sacra, o que foi feito no ano passado e já temos que pensar em recuperar algumas que foram depredadas. Agora, formalizamos esta parceria com a Vale para revitalizar este espaço no alto do morro, inclusive com a pintura da estátua do Cristo Rei do Pantanal, também uma obra prima da dona Izulina”, lembrou.

 

O primeiro passo foi a elaboração do projeto elaborado pela equipe da Fuphan (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico). “A partir disso, viabilizamos esta parceria importante com a Vale e o resultado é o que todos estão podendo ver. Hoje,  temos um local adequado, um dos melhores pontos turísticos do Estado, pronto para receber não somente o turista, mas a população corumbaense também”, ressaltou.

 

Além de uma guarita na entrada do Morro do Cruzeiro, a Prefeitura executou uma série de obras para dotar o Mirante do Cristo Rei do Pantanal em um local adequado para visitação pública. Um dos mais importantes serviços citados pelo chefe do executivo corumbaense foi, sem dúvida, a implantação de um sistema de abastecimento de água no alto do morro.

 

“Aqui não tinha nem água. Resolvemos este problema e, agora, o espaço conta até com duas lunetas para que todos possam apreciar a cidade, o Pantanal e também a região de morraria. Hoje Corumbá conta com um espaço digno para receber os turistas e os moradores de Corumbá, Ladário e região. Tudo isto está sendo possível graças à dona Izulina, o apoio da Vale e, não podemos nos esquecer, do trabalho realizado pelo ex-prefeito Eder Brambilla. Foi na gestão dele que este espaço foi edificado”, citou.

 

E o prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar novos desafios. “Estamos entregando este espaço e, nosso próximo desafio, e quero começar já no início de 2016, é a revitalização do Mirante da Capivara, no Bairro Generoso”, anunciou.

Skip to content