Veículo próprio vai fortalecer e qualificar ação do Consultório na Rua

Formada por uma psicóloga, enfermeira, cirurgião dentista, técnica de enfermagem e dois motoristas, a equipe multidisciplinar do Consultório na Rua ganhou nesta segunda-feira, 19 de outubro, o reforço de um veículo próprio. A van da marca Fiat, com 15 lugares, foi entregue aos profissionais pelo prefeito Paulo Duarte.

 

“Todos sabemos a dificuldade que é atender uma pessoa em situação de rua. Por muitas vezes, elas próprias se negam até a conversar com alguém. Para que nossa equipe conseguisse ganhar a confiança delas, foi preciso muita dedicação e atenção desses profissionais”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

 

“O que muitos não entendem, é que as pessoas tem o direito de viver na rua. Isso não é crime. Não podemos, enquanto sociedade, marginalizá-las por causa disso. Pelo contrário, é preciso criar alternativas para que os serviços públicos cheguem até elas. E é exatamente essa função do Consultório na Rua”, completou Paulo Duarte.

 

O Consultório na Rua funciona em Corumbá desde novembro de 2013. Em setembro do ano passado, o serviço foi credenciado pelo Governo Federal. “Essa equipe tem a missão de cuidar bem dos moradores de rua e estão fazendo isso muito bem”, comentou a secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi, destacando que o automóvel vai qualificar ainda mais a atuação dos servidores.

 

“Os pacientes acompanhados por essa equipe são pessoas em situação de rua, em condições de risco e vulnerabilidade, muitas vezes vítimas de preconceito. Quase sempre eles têm medo e receio de procurar atendimento nas Unidades Básicas. Daí a importância desse veículo, que vai permitir que esses pacientes sejam levados aos serviços da Rede de Atendimento em Saúde no momento em que for diagnosticada a necessidade”, explicou Dinaci.

 

“O que acontecia até agora é que esse tratamento era agendado pela equipe, mas o paciente raramente aparecida, adiando o atendimento. Isso agora vai acabar, pois eles serão levados pela equipe até o local”, finalizou a secretária de Saúde. Esse é o 16º veículo adquirido pela Prefeitura para a Saúde nos últimos 2 anos e 10 meses, sendo 8 para a Atenção Básica e três ambulâncias.

Skip to content