Após Outubro Rosa, Corumbá inicia ações direcionadas aos homens

Corumbá está reforçando uma campanha de conscientização dirigida à população, especialmente aos homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. As atividades integram a programação do Novembro Azul      que prevê para a segunda-feira, 09, um encontro no Centro de Oncologia, as 09 horas, ligado ao Hospital de Corumbá, que contará inclusive com a participação de pacientes que estão em tratamento contra esta doença.

 

O Novembro Azul é uma campanha desenvolvida pela Prefeitura de Corumbá e parceiros e visa prevenir e combater o câncer de próstata e outras doenças relacionadas aos homens, a exemplo do que ocorreu com a campanha Outubro Rosa, que focou a importância da prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

 

Este ano, a campanha Outubro Rosa contou com ações nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Saúde da Mulher que estenderam o horário de atendimento, abrindo em período noturno, facilitando o acesso às usuárias do SUS que trabalham durante o dia, aos serviços disponibilizados nestes locais.

 

O Centro de Saúde da Mulher, por exemplo, na última semana do mês, atendeu em um horário especial, das 17h30 às 20 horas. Ao mesmo tempo, as unidades de saúde da cidade desenvolveram uma série de ações durante todo mês, tais como orientações sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo de útero, coleta de exame preventivo, rodas de conversa, dinâmicas com as pacientes e lanche.

 

Algumas equipes aproveitaram a campanha e realizaram ações nas escolas, com orientações sobre saúde bucal, vacinação e confecção de cartão SUS com parceria os estabelecimentos de ensino.

Skip to content