Assentamento Taquaral comemorou 25 anos com festa comunitária

A comunidade do assentamento Taquaral, em Corumbá, esteve em festa neste domingo, 08 de novembro, para celebrar os 25 anos de existência da localidade onde dezenas de famílias vivem da produção rural no município.

 

Os preparativos começaram dias anteriores quando voluntários saíram em busca de produtos para fazer o grande almoço comunitário e que, em Corumbá, tinha que ter no cardápio o tradicional churrasco de buraco pantaneiro, cozido e galinhada caipira.

 

“Todos contribuíram direta ou indiretamente na festa, doando. A reforma agrária só aconteceu devido à união do povo, nós tínhamos um barraquinho de lona, e agora olhem como está nossa escola, nossas casas hoje. Mudamos a qualidade de vida pela luta que fizemos. Vejo muitos ex-alunos que se estudaram, se formaram graças ao barraquinho de lona do passado”, disse o professor Jairton Saraiva Moreira, que mora e trabalha no assentamento e afirmou que a festa entrará para o calendário da escola Monte Azul.

 

Segundo o também professor, Sérgio Pereira, cujas raízes estão ligadas ao assentamento Taquaral, o ambiente escolar é propício para perpetuar a história da localidade ao longo das gerações.

 

“Essa é uma festa que foi feita por todos e todas com doação porque lembra a nossa história, nossa trajetória que aconteceu desde o ano de 1986, então se formos analisar são mais de 25 anos de história, são 31 anos numa época quando o país estava saindo de uma ditadura militar e os acampamentos começaram a surgir. A festa é na escola para passarmos as nossas crianças e jovens e por isso alguns projetos didáticos foram trabalhados dentro da escola”, disse ao citar o documentário feitos por alunos contando a origem do assentamento. (assita à produção, acessando aos links no final deste texto).

 

Além dos moradores, amigos e convidados, entre eles, o prefeito Paulo Duarte, estiveram na comemoração. Acompanhado do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, e do diretor-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Joílson Cruz, o prefeito conversou com os moradores e lembrou da relação próxima que gosta de manter com as pessoas, independente da região da cidade onde elas moram.

 

“Sou prefeito há 2 anos e 10 meses e nunca me esqueço da reunião que fiz aqui em 2012 em frente à escola quando deviam ter umas 30 ou 40 pessoas e as lideranças me disseram que depositaram um voto de confiança no meu trabalho, que não gostariam de que se repetisse a presença só em época de eleição, então temos muita coisa para fazer ainda no campo e na cidade, só que é muito bom chegar aqui, conversar com as pessoas e saber que somente aqui na escola Monte Azul é a quinta ou sexta vez que venho desde que assumi a Prefeitura”, disse ao contabilizar suas visitas ao local.

 

Ele destacou ainda as melhorias que a Prefeitura trouxe para o assentamento com destaque para as reformas da escola municipal rural Pólo Monte Azul e do posto de saúde que, agora, conta com atendimento médico constante.

 

“Lembrem como estava essa escola como assumi, como estava o posto de saúde, olha a condição das estradas e isso acontece, claro, pelo trabalho da Prefeitura, mas sobretudo pela união de vocês, pelas lideranças que tem aqui e precisam continuar de forma unida. Não interessa se o povo mora no centro da cidade, se ele mora no campo ou ribeirinho, todo mundo é gente e merece respeito e deve se tratado de forma igual, independentemente de onde as pessoas nasceram ou de onde elas vivem”, afirmou o chefe do Executivo.

 

A festa foi aberta com a chegada da cavalgada que percorreu vias do assentamento reforçando a tradição da lida do campo com o auxílio do eqüino e um grande baile com músicos locais que seguiu por toda tarde.

 

Documentário Taquaral – A Origem

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=dRgA7ULyfbA&feature=youtu.be

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=MZrQ-P0Rg4Q&feature=youtu.be

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=e6hT6IVNXkE&feature=youtu.be

Skip to content