Com o fechamento da pesca, Corumbá atrai turistas com o cruzeiro fluvial

Com o fechamento da pesca esportiva, Corumbá trabalha para continuar atraindo turistas, inclusive agora durante a Piracema. E os atrativos são inúmeros, entre eles os cruzeiros fluviais, um programa especial preparado para aquelas pessoas que adoram o turismo contemplativo e que terão a oportunidade de viajar pelo Pantanal a bordo de embarcações com todo conforto necessário.

 

A temporada do cruzeiro fluvial pelo Pantanal será aberta na sexta-feira, 06 de novembro. O lançamento acontece na abertura do III Encontro de Turismo de Fronteira, no SESC Corumbá, e segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, este novo produto turístico está cindo para ficar.

 

A iniciativa é da empresa Joice Pesca & Tur. Segundo a empresária Joice Carla Santana Marques, esta decisão “teve força a partir da demanda reprimida de mercado observada, onde turistas estavam em busca de programas turísticos de cunho ecológico, que incluíssem a vivência da cultura local e atividades físicas ao ar livre”.

 

Joice, que opera na pesca esportiva há 15 anos, explica que “além da procura de turistas por essa modalidade para experiências junto à biodiversidade pantaneira, também foi uma oportunidade de ampliação dos negócios no período de defeso, quando a pesca é proibida nos rios do Pantanal”.

 

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, a nova atividade fortalece a diversificação da oferta turística de Corumbá. “Isto certamente vai aumentar o fluxo turístico no município”, previu.

 

A diretora lembrou que a Prefeitura de Corumbá, por meio da FUNDTUR Pantanal, participou da viagem de validação do roteiro a convite da empresa. “Nos deparamos com uma programação rica e diferenciada, um roteiro apropriado para o ecoturismo e o turismo de aventura, incluindo atividades de mergulho, remadas em botes e caiaques, além de visitações em espaços de grande valor ambiental e cultural”.

 

Explicou também que uma série de atividades a bordo e em excursões por terra no Pantanal, sob a orientação de monitores treinados, estão incluídos no roteiro, bem como o turismo cultural na cidade.

 

Os roteiros programados do novo produto nomeado pela empresa como “Cruzeiro no Pantanal”, terá duração média de 5 dias e os pacotes turísticos já estão sendo comercializados com o suporte de operação inicial de 03 barcos (Netuno, Kayamã Vip e Almirante).

 

A temporada dos cruzeiros fluviais ecológicos em Corumbá ofertados pela empresa, a princípio obedecerá o calendário de novembro 2015 com término em fevereiro 2016.

 

Infraestrutura

 

Com estruturas adequadas à geografia do Pantanal, as embarcações dispõem de conforto e segurança, que compreendem apartamentos com banheiros privativos, bar e cozinha, decks panorâmicos e churrasqueira, aparelhos de exercício, telefone via satélite, som e TV, além de equipamentos esportivos.

 

O receptivo possui infraestrutura completa disponível para a locomoção na região com transporte de bagagem e equipamentos de lazer, bem como veículos para traslado e excursões no Pantanal.

 

Turismo Náutico de Cruzeiro Fluvial: De acordo com o Decreto nº 7.381, de 02 de dezembro de 2010, o programa de turismo denominado cruzeiro marítimo ou fluvial se constitui da “Prestação de serviços conjugados com transporte, hospedagem, alimentação, entretenimento, visitação de locais turísticos e serviços afins, quando realizados por embarcações de turismo”.

Skip to content