Desafios da gestão pública são debatidos em encontro com acadêmicos

O prefeito Paulo Duarte participou na noite de quinta-feira, 05, do I Seminário Desafios da Gestão Pública Local, que contou com as presenças de acadêmicos de Direito, de Administração e de Enfermagem da Faculdade Salesiana de Santa Teresa. O encontro aconteceu no auditório da instituição de ensino que organizou o evento em parceria com a Prefeitura, por meio do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Consultoria (NUPEC).

 

Durante o evento, que durou mais de duas horas, o prefeito corumbaense teve a oportunidade de debater temas ligados à administração pública, juntamente com o administrador e contabilista Luiz Alberto de Castro Coimbra, professor aposentado da UFMS-Campus Pantanal, onde chefiou o Departamento de Ciências Sociais Aplicada. O mediador foi o professor Luiz Gonzaga da Silva Junior.

 

O tema do debate para os debatedores foi considerado extremamente importante, já que proporcionou aos acadêmicos e futuros profissionais, oportunidade de expandir conhecimentos sobre o assunto, além do fato de que o evento permitiu debater idéias, buscando sempre uma melhora na Gestão Pública.

 

O debate foi dividido em dois blocos. No primeiro foram abordadas questões como inovação na administração pública local, sabendo das dificuldades legais, financeiras e políticas; desburocratização; como implementar políticas de desenvolvimento de médio e longo prazo, sabendo da constante urgência política dos partidos, e a implementação da meritocracia no serviço público municipal. No segundo bloco os debatedores responderam perguntas do público presente.

 

Para o prefeito Paulo Duarte, os organizadores do seminário “foram extremamente felizes na escolha do tema. Foi uma oportunidade de poder debater assuntos ligados à administração pública, tendo em vista o atual momento da economia mundial, agravada no Brasil com a crise política”.

 

Destacou que, em Corumbá, a Prefeitura tem procurado caminhos para ultrapassar o atual momento econômico e que é importante debater, buscar soluções sempre, e que isto passa por encontros como este realizado no Santa Teresa, envolvendo acadêmicos, futuros profissionais.

 

O prefeito falou sobre como está administrando Corumbá, principalmente diante do atual quadro econômico, com quedas constantes na receita; que é preciso administrar a cidade pensando nas futuras gerações, nos próximos 15, 20 anos, e não nas próximas eleições, entre outras questões.

 

Luiz Alberto também considera importante administrar uma cidade pensando no futuro. Para ele, é “importante fazer política pública sem populismo, assistencialismo, que tira a dignidade das pessoas”. Lembrou o fato de muitos políticos deixarem de fazer o certo por ser “politicamente incorreto” e que é preciso o administrador “fazer o que é necessário”.

 

Durante o debate foram focados assuntos como desburocratização; obras de infraestrutura; serviços nas áreas da saúde, educação e assistência social; a economia corumbaense que cresceu a partir do fechamento da feirinha Brasbol a partir do surgimento de novos supermercados e da vinda de grandes empresas e franquias para a cidade, gerando renda e emprego para a população, entre outros assuntos.

Skip to content