Drenagem e asfalto transformam a vida dos moradores no Cravo Vermelho

A Prefeitura de Corumbá está colocando um ponto final em um antigo problema que já causou muito prejuízo aos moradores do Conjunto Cravo Vermelho, especialmente o II e o III: as constantes inundações em períodos de chuvas intensas, quando as águas, além de invadir as casas, ainda deixavam ruas e alamedas intransitáveis. E isto está sendo possível com a conclusão das obras de drenagem e pavimentação asfáltica que a Prefeitura está executando na região.

 

Na tarde desta quinta-feira, 12, o prefeito Paulo Duarte visitou a obra e conversou bastante com os moradores. “É gratificante saber que estamos podendo resolver um antigo problema dos moradores do conjunto. Mesmo nesse momento de crise econômica, estamos realizando uma obra como esta que vai eliminar um antigo drama de todos aqui, e isto me deixa feliz”, ressaltou.

 

A obra está em sua etapa final. A pretensão do prefeito é entregar mais esta benfeitoria aos moradores do Cravo Vermelho, antes do Natal. “Quando inauguramos o novo centro comunitário, disse que iria entregar o asfalto antes do Natal e vamos cumprir”, disse ele durante uma conversa animada com Fátima Dominga Alves Jorciniano, moradora na Sete de Setembro, que foi ao encontro do prefeito logo que o viu. “Este asfalto vai mudar a nossa vida para melhor”, disse ela, esboçando um enorme sorriso.

 

E a satisfação de dona Fátima foi compartilhada pelo vizinho Antônio Alexandre da Silva. Ele disse que já viveu momentos difíceis no conjunto. Lembrou quando estava com a perna imobilizada, devido a uma cirurgia, e uma chuva intensa inundou as casas e deixou as ruas intransitáveis. “Momento como aquele não vamos ter mais. Com este asfalto, aqui vai melhorar 100%. Lama e poeira nunca mais”, previu.

 

O surgimento de casas novas no conjunto é um exemplo de que a população estava realmente confiante na execução dessa obra. E, além de novos imóveis, já existem pessoas que estão pensando em ampliar seus negócios. É o caso de Alan Martinez, que tem uma borracharia no local. “Estou pensando em aumentar aqui. Além da borracharia, estou pesando em montar um outro tipo de comércio”, disse.

 

Cravo

Obra vai por um ponto final ao drama dos moradores, principalmente em períodos de chuvas (Arquivo)

 

Drenagem

 

Além do asfalto que está sendo implantado agora, a Prefeitura executou também a drenagem da Rua Sete de Setembro, uma obra de extrema importância para acabar com as inundações, que foi executada com recursos próprios, oriundos de impostos que a população paga. A drenagem foi executada juntamente com a drenagem e pavimentação em lajotas sextavadas do Cravo II que foi interligada à galeria que corta a Sete de Setembro.

 

Esta obra integra um pacote lançado pelo prefeito que atende também o Bairro Guarani, onde a Prefeitura prepara a conclusão da drenagem, para depois asfaltar. Somente na drenagem foram investidos R$ 2.021.127,00. Já no asfalto estão sendo aplicados R$ 1.063.347,69, recurso do Governo Federal, via emenda parlamentar garantida pelo senador Delcídio do Amaral.

CravoPavimento da Rua Sete de Setembro corta o Cravo Vermelho do Anel Viário ao Bairro Cristo Redentor (Foto: Marcos Boaventura)

Skip to content