Obra emblemática, Parque Linear dos Ipês é entregue à população

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, entregou na noite dessa segunda-feira, 23 de novembro, a primeira fase do Parque Linear dos Ipês. A obra foi executada entre as ruas Geraldino Martins de Barros e a Albuquerque, onde foram investidos R$ 463.204,38, entre recursos Municipal e Federal.

 

No local, a Prefeitura transformou uma área degradada que cerca a linha férrea, até então sem nenhuma utilidade para a população, em um espaço adequado para a convivência e a prática esportiva, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Centro América, Popular Velha, Maria Leite, Universitário e de parte do Centro.

 

Nesta primeira fase do projeto, foram executadas a limpeza e a raspagem de todo o terreno, além da construção de meio-fio, calçamento com acessibilidade e piso tátil, bancos, aparelhos de ginástica e bicicletário. Um amplo trabalho de paisagismo foi realizado no local, onde foram plantadas mudas de ipês roxos que garantirão sombra e a composição do ambiente nos próximos anos.

 

Lixeiras e luminárias foram colocadas ao longo de todo o espaço, assim como placas informativas sobre o local. Uma ciclovia também foi implantada na rua General Dutra, que agora é de mão única em uma das vias, medida adotada para garantir maior segurança para ciclistas e pedestres. Tudo está devidamente sinalizado, tanto com placas quanto com pintura nas ruas e cruzamentos.

 

“Isso aqui é resultado de muita força de vontade e de um trabalho conjunto das equipes da Fuphan (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá), da Secretaria de Infraestrutura, da Fundação de Meio Ambiente e da Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte)”, afirmou Paulo Duarte.

 

“Esse projeto, idealizado ainda durante a campanha eleitoral, já teve toda sua parte técnica aprovada em Brasília, mas por causa do atual momento econômico, esse recurso ainda não saiu. Por isso optamos em fazer esse grande esforço e concluir essa primeira etapa praticamente só com recursos próprios da Prefeitura”, explicou o prefeito.

 

Ele lembrou ainda que o Parque Linear vai atender os mais de quatro quilômetros de linha férrea, desde o bairro Aeroporto até o Universitário. “Essas três quadras entregues agora são um demonstração de como o projeto vai modificar toda essa área, até então abandonada, sem nenhuma utilidade para a população e que agora vai garantir mais qualidade de vida aos moradores de toda essa região. Contra a crise, o melhor remédio é o trabalho e a ousadia”, completou.

 

Representando o Poder Legislativo, o vereador Tadeu Vieira elogiou a ação da Prefeitura e destacou a importância da obra para os moradores de todo aquele espaço. “O bairro Centro América vive momentos de mudanças intensas e profundas, que começaram com o asfaltamento da rua Barão de Melgaço, um sonho antigo de todos aqui, e que passa agora pela construção desse lindo Parque Linear”, comentou.

 

“O prefeito Paulo Duarte tem mostrado uma vontade enorme de atender a população e de executar aquilo que realmente precisa ser feito, mostrando que o dinheiro público deve ser aplicado em obras que beneficiam todas as pessoas”, completou o presidente da Câmara de Vereadores.

 

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo, que morou próximo à General Dutra durante muitos anos, também destacou a importância da Orla dos Ipês não só para o bairro, mas para toda cidade. “Vivi aqui por 43 anos e sei o que era essa área antes e o que significa essa intervenção oportunizada pelo prefeito Paulo Duarte. É uma grande vitória para todos os corumbaenses”.

 

Morador da avenida há vários anos, Mario Katayama falou em nome da comunidade e pediu a participação de todos na conservação e manutenção do local. “O Poder Público fez a parte dele, agora cabe a nós moradores termos a consciência e o amor de cuidar disso tudo aqui, que é nosso e para nosso uso”, afirmou o munícipe, que já adotou seis mudas de ipês e se comprometeu a cuidar das mudas até o crescimento delas. 

Skip to content