Prefeito reforça parceria com Grupo de Apoio aos Animais Abandonados

O prefeito Paulo Duarte prestigiou na noite de sábado, 07, um evento promovido pelo Grupo de Apoio aos Animais Abandonados (GAAA), no Corumbaense Futebol Clube, que contou inclusive com um desfile e um bazar com artigos de animais que foi montado para arrecadar fundos, visando auxiliar as ações do grupo.

 

A coordenadora do GAAA, Valéria Curvo, lembrou que o grupo vive apenas do apoio recebido das pessoas e dos veterinários. “A gente atende pelo menos um animal por dia. Sobreviemos de doações e da ajuda de algumas pessoas que pagam uma mensalidade”, disse, já solicitando apoio da Prefeitura, pelo menos com a disponibilização de veterinário, “o que já seria uma grande ajuda”.

 

Segundo a coordenadora, a presença de um veterinário fará com que o grupo tenha condições de trabalhar nos bairros mais afastados, “ajudando pessoas em situações mais difíceis”, explicou lembrando que hoje, já é realizado um trabalho no centro e em bairros mais pertos, com apoio de outros sete veterinários “que fazem um preço mais baixo e nos ajudam como podem”, disse

 

Ela lembra também que as pessoas precisam saber que os animais que eles pegam pra cuidar, é uma vida que eles estão se responsabilizando. “Hoje as pessoas não sabem cuidar dos seus animais, elas querem ter vários e acabam largando nas ruas. Elas precisam entender que os animais vão viver uns 15 anos, que você precisa comprar uma ração, um vermífugo, uma vacina. Se a pessoa não tem condição, ela precisa entender que ela não pode ter esse animal, porque é uma vida que ela vai cuidar”.

 

Após ouvir o pedido do grupo, o prefeito Paulo Duarte informou que será retomado processo visando o programa de castração por parte do Centro de Controle de Zoonoses. “Todos temos que fazer a nossa parte. Vocês estão fazendo a parte de vocês, doando o seu tempo e o seu carinho para com esses animais que são maltratados”, disse, elogiando o grupo: “a gente conhece a pessoa pela forma que ela trata um animal. Se a pessoa não consegue respeitar um animal e o maltrata, não é um bom sujeito e deve fazer isso também com uma pessoa”.

 

Para Valéria, o sistema de castração será uma grande ajuda, principalmente em relação à redução dos animais de rua. “Castrando, não teremos tantos animais abandonados e atropelados”, explicou. “Esse era o nosso objetivo, e acho que isso hoje foi um ganho”, disse aos presentes ao evento, entre eles o secretário de Governo Márcio Cavasana, e o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correa.

Skip to content