Prefeitura forma 25 idosos em Informática Básica para a Melhor Idade

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na tarde de quinta-feira, 05, a solenidade de formatura do Curso de Informática para Melhor Idade, que esteve a cargo do Núcleo de Tecnologia Educacional (Ntec). O ato aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Paulo Duarte.

 

O curso teve a duração de cinco meses e formou 25 pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios da informática. Durante este período, os alunos conheceram as redes sociais, puderam comunicar-se com a família, digitar corretamente, entre outros avanços.

 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional, Claudia Couto de Barros, o curso foi destinado para pessoas com idade acima de 50 anos. Durante as aulas, cada aluno tinha um computador o que facilitou o aprendizado.

 

“Eu já tinha recebido a solicitação da criação de um curso para a terceira idade de uma das alunas, pois vímos a necessidades que estas pessoas tem com os computadores. Quando começamos o curso nós pudemos ver a alegria deles em estar usando um computador”, lembrou Claudia.

 

A aluna Mafalda Vernochi Almiron, de 78 anos, ficou feliz ao aprender como usar o computador e o whatsapp, por onde se comunica com seu neto que mora em Londrina. “Nós não podemos ficar a margem da sociedade, que hoje é globalizada. Quando comecei o curso não sabia nada, nem ligar o computador. Hoje já tenho e-mail e estou tendo uma interação maior com meu neto, que até me presenteou com um celular que tem whatsapp. Agora conversamos direto e posso saber como ele está e até ver as fotos que ele me manda”, disse Mafalda. “Todos precisam saber sempre mais”, concluiu.

 

O professor Mauro Dias disse que teve que estudar para saber como passar o conteúdo para eles. “Tive que ver como iria ensinar para que não houvessem dificuldades que muitos deles já apresentam como a coordenação motora e a memorização. Por isso resolvi trabalhar com o lado lúdico e assim pude ver a felicidade no rosto deles. A cada conquista eles ficavam realizados e muitos deles já fizeram compras pela internet”, celebrou.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, disse estar muito feliz por concluir um pedido que veio da comunidade. “Quando soubemos que a presença deles foi de quase cem por cento, e que eles só faltavam por motivos médicos, isso nos enche de orgulho e alegria”.

 

O prefeito Paulo Duarte lembrou aos presentes que a quinta-feira dele estava sendo de atividades educacionais, e que estava tendo contato com três gerações.

 

“Pela manhã estive com os alunos do ensino fundamental que estavam aprendendo sobre as profissões e queriam saber o que um prefeito fazia. Agora estou com vocês, alunos da terceira idade, experientes que tem muito para nos ensinar. Já a noite me encontro com alunos da faculdade do curso de Direito, Administração e Enfermagem. Então, estou em contato com diferentes idades, e isso mostra o quanto a prefeitura trabalha para todos, e se preocupa em dar conhecimento a todos”.

 

O prefeito ainda alertou os presentes para que eles não se percam, agora que estão inseridos no mundo da tecnologia. “Tomem cuidado para não ficarem o dia inteiro no celular ou no computador, porque nada é melhor que o contato olho no olho”, pediu.

 

O evento contou com as presenças do presidente do Poder Legislativo de Corumbá, vereador Tadeu Vieira; da vereadora Cristina Lanza; do secretário de Governo, Marcio Cavasana, além de outras autoridades.

 

Receberam o certificado: Antonia Leite de Souza, Antonia Maria de Souza, Carmem Zapata Rodrigues, Celina Fátima Casanova Pereira, Clarice Julião de Souza, Damiana Souza Galharte, Edna Mendes de almeida Monteiro, Eliza Helena de Queiroz Ramos, Elizabeth da Silva Mendes, Eronita da Silva Ferreira, Jorgelina Ferreira Ruy Dias, José Carlos Marques Pereira, José Francisco Pereira, Laura Dina Monteiro, Luzia Soares Gorori, Mafalda Vernochi Almiron, Maria Eugólia Pineda Lopes, Maria Fátima de lima Mendes, Neuzalina Duarte da Costa, Neuzalina Miranda da Cruz Viégas, Nilce Paixão Silva, Nilson Placido Ribeiro, Ramão Leonel do Valle, Sebastiana Aparecida de Campos e Tereza da Silva Baroa.

Skip to content