Proerd forma 130 alunos na Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga

Cento e trinta alunos da 1ª a 4ª séries da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, no bairro Cervejaria, concluíram nesta segunda-feira, 30 de novembro, mais uma etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O trabalho é realizado pela Polícia Militar, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

Todos os estudantes receberam certificados e os mais que mais se destacaram durante as aulas ainda levaram para casa diversos brindes. “O uso de drogas e a violência são temas muitos importantes e que precisam ser debatidos não só na sala de aula, mas também em casa, na presença dos pais”, afirmou durante a formatura a secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro.

 

“Depende da escola e da família termos formação e conhecimento necessários para que as nossas crianças tenham um futuro melhor, com mais oportunidades. Aqui no Tilma, juntamente com a Polícia Militar, demos o primeiro passo. Agora cabe à família fortalecer esse conhecimento que as crianças aqui receberam”, continuou Roseane, que representou o prefeito Paulo Duarte no evento.

 

“Os alunos participaram de um processo de formação em várias matérias, principalmente no que se refere ao combate às drogas e a violência”, explicou o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Wilson Velasquez. “O Proerd contribuiu e muito com a sociedade, pois ajuda os jovens a enfrentarem futuros problemas com as drogas”, complementou.

 

O curso foi ministrado pelo soldado Giovanni Macarinni e pela cabo Gleice Kelly Amaral. “Gostaria de agradecer aos professores, a coordenação da escola e, principalmente aos pais que estão aqui hoje. Sem vocês, isso aqui não vai funcionar. A família é fundamental em todo esse processo”, afirmou Giovanni.  

 

O diretor da escola municipal, Jonathan Gonçalves, também agradeceu a participação dos familiares e destacou o trabalho conjunto realizado pela PM e a Secretaria de Educação. “Esse programa é fundamental dentro da nossa gestão escolar. É muito importante para as praticas sociais realizadas em nossa instituição e para toda a comunidade da região”, concluiu.

 

Proerd

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

 

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (EUA), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do Proerd.

 

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos. 

Skip to content