Comando do 6° DN comemora Dia do Marinheiro com grandiosa programação

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6° Distrito Naval (Com6°DN), convida a população pantaneira a participar das comemorações alusivas ao Dia do Marinheiro. Como parte dos eventos, foram programadas diversas atividades nas cidades de Ladário e Corumbá, as quais terão início no dia 07 de dezembro, com a Campanha de Doação Voluntária de Sangue e de Medula Óssea Militar-Cidadão, às 7h, no Hospital Naval de Ladário (HNLa) e seguem até o dia 14 de dezembro às 11h.

 

No sábado, 12 de dezembro, das 9h às 16h, Lions Clube de Ladário será palco de Assistência Hospitalar, o Com6°DN abre os portões para visitação pública às instalações, navios, embarcações, viaturas e helicópteros da Marinha. Na oportunidade será oferecido aos visitantes pipoca e picolé, e as crianças ainda poderão contar com o pula-pula.

 

 Ainda no dia 12 de dezembro, das 9h às 17h, no Porto Geral de Corumbá, além de estandes de divulgação de como Ingressar na Marinha e Exposição de Material da Marinha do Brasil, o público pode participar de ações de prevenção e promoção de saúde promovida por militares do Hospital Naval de Ladário, como: Teste de Glicemia, Aferição de Pressão Arterial, Atendimento Odontológico, Aplicação de Flúor e Orientação sobre Higiene Bucal. Essas atividades continuam no domingo, dia 13 de dezembro, das 9h às17h.

 

Também no dia 13 de Dezembro, às 18h, no Porto Geral de Corumbá, acontecerá a Demonstração de Operações Ribeirinhas no Pantanal, sendo que, no corrente ano, a demonstração foi minuciosamente planejada com o intuito de abrilhantar ainda mais o evento, apresentando à população da região local algumas táticas de guerra que podem ser empregadas pelos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais da nossa Marinha durante uma Operação real no ambiente ribeirinho.

 

Como principais alterações em relação aos eventos de anos anteriores, destacam-se os seguintes: a participação das modernas lanchas Guardians da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, marcando, pela primeira vez nos últimos anos, uma simulação de guerra com a presença conjunta de meios da Marinha do Brasil e do nosso Exército Brasileiro; o emprego das versáteis aeronaves de emprego geral “Esquilo” da Marinha realizando diversos tipos de infiltração de parcela da tropa em área simulada sob o controle do inimigo por meio de Helocasting e lançamento de paraquedista, bem como, a participação de 33 Aspirantes Fuzileiros navais da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha do Brasil, que estarão realizando estágio no Pantanal e, logo em seguida, a partir das 19h, se ocorrerá a apresentação da Banda de Música da Marinha, a Banda Municipal Manoel Florêncio e a Banda de Música do Exército Brasileiro.

 

No dia 14 de dezembro, às 9h30, acontece a cerimônia militar do Dia do Marinheiro, em frente ao Pórtico do Comando do 6° Distrito Naval de Ladário. Nessa cerimônia, haverá a imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, que se destina a homenagear as autoridades que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

 

E para encerrar as comemorações alusivas ao Dia do Marinheiro, no dia 15 de dezembro, a partir das 18h30, em Ladário, serão realizados: apresentação de Concerto Musical com a Banda de Música da Marinha do Brasil, a Banda de Música do Exército Brasileiro e a Banda Municipal de Música Acyl da Silva Barbosa, inauguração da iluminação de Natal do Pórtico do CNLa e um grande show pirotécnico.

Skip to content