Corumbá é a cidade que mais avançou em marketing e promoção do destino

Corumbá é a cidade brasileira que mais evoluiu em competitividade turística de acordo com estudo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, divulgado na quarta-feira (9), em Brasília. O estudo revelou que a cidade intensificou as rodadas de negócios, lançou nova marca e impulsionou a divulgação de materiais promocionais.

 

A Capital do Pantanal, como é conhecida, foi a que mais evoluiu se comparada a si própria, aumentando sua média geral em mais de três pontos percentuais em apenas um ano (de 58,6 pontos para 62,4 pontos, em uma escala que vai até 100 pontos). Hoje, Corumbá ocupa a 28ª posição no ranking de competitividade, avançando dez posições em relação ao ano passado. 

 

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um indicador que mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país. O estudo permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas, em nível local e federal. Para isso, analisa a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística

 

Corumbá foi a cidade turística brasileira que mais evoluiu em três dos 13 segmentos analisados pelo indicador. Na categoria marketing e promoção do destino houve destaque para as rodadas de negócios, pelo lançamento de uma marca e pelo novo impulso na divulgação de materiais promocionais. Sua nota passou de 39,3 para 50,6 pontos, um ganho de 11,3 pontos em um ano.

 

A cidade também foi a que mais evoluiu na categoria acesso ao destino turístico, especialmente pelos voos regulares do Brasil e da Bolívia e à oferta de transportes públicos nas rodoviárias, tendo avançado de 57,2 pontos para 65,2 pontos em apenas um ano, um acréscimo de 8,1 pontos percentuais.

 

O destino ainda foi premiado na categoria capacidade empresarial, por ter novas escolas técnicas, universidades, além da presença de redes nacionais e internacionais de locação de automóveis e incentivo ao empreendedorismo. Sua nota passou de 53,3 para 58,9, um ganho de 5,7 pontos.

 

O melhor índice registrado por Corumbá, no entanto, se refere à infraestrutura do destino. A cidade oferece aos turistas serviços médicos de emergências 24 horas, monitoramento por câmeras a maior parte das áreas turísticas e conta com a presença de instituições de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros bem estruturados.

 

A Capital do Pantanal é hoje um polo de desenvolvimento do Centro-Oeste e o turismo, uma das principais forças da região. Atrai turistas brasileiros e estrangeiros de diversas nacionalidades interessados em um dos biomas mais ricos do país. Sua principal riqueza, o Pantanal, ocupa 60% de seu território. Geograficamente, Corumbá ocupa uma posição estratégica, na fronteira com o Paraguai e a Bolívia. (Por Luciana Vicária/Ministério do Turismo)

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