Nova diretoria do Conselho de Turismo é empossada em Corumbá

Tomou posse na noite da quinta-feira, 28, a nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Foi durante uma solenidade realizada na sede da Fundação de Turismo do Pantanal, no Porto Geral, com a presença do prefeito Paulo Duarte e outras autoridades pantaneiras.

 

Nos próximos dois anos, a direção do COMTUR será não-governamental e o desafio é dar continuidade ao trabalho realizado nos dois últimos anos. Joice Carla Marques Santana assumiu a presidência, e Odila Maria Gonçalves a vice-presidência.

 

Nos últimos dois anos o COMTUR foi presidido por Hélènemarie que teve como vice-presidente Amanda Miguéis. Neste período os conselheiros discutiram, traçaram ações e executaram em conjunto de estratégias de estruturação, políticas públicas, promoção e marketing do destino Corumbá.

 

O Conselho foi reativado na atual administração do prefeito Paulo Duarte, em outubro de 2013, após 10 anos de inatividade. Na época, a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes, assumiu a presidência e a missão de implementar o órgão.

 

O prefeito acredita que uma marca do seu mandato seja a “coragem” porque todas as mudanças feitas foram para melhorar a cidade.  “Essa equipe está mostrando um trabalho que já está sendo reconhecido em todo o mundo”, disse. Duarte lembra que isto se deve à união de todos que atuam no setor turístico. Enalteceu os novos integrantes do COMTUR que representam o setor empresarial. “Eu tenho muito respeito por vocês e pelo setor de turismo que tem um grande potencial”, completou.

 

Hélènemarie disse que o prefeito teve “uma visão arrojada ao reativar o conselho, devolvendo ao trade turístico corumbaense, uma instância de governança para discutir, deliberar e fiscalizar o turismo de Corumbá”, lembrou.

 

“Nesses dois anos realizamos uma administração governamental, mas sempre nos reunimos para tomar qualquer decisão que fosse. Nessa relação de confiança que nós estabelecemos, conseguimos o case Corumbá Incrível, que hoje expressa não só a marca de Corumbá no mercado internacional e nacional, mas também um modelo de gestão pública focada em resultados”, colocou Hélènemarie.

 

Durante a posse, Joice enalteceu o trabalho realizado até o momento. “Depois dessa grande gestão que o Município realizou, elevando o nome de Corumbá, que antes era esquecido, agora nós, os empresários, temos eu fazer a nossa parte. Não serei eu e a Odila que vamos definir as coisas, mas sim todos juntos para decidir o que faremos, como foi anteriormente”, comentou.

 

Joice revelou que a atual diretoria tem “um grande compromisso. Antes falávamos que eles, administração pública, não faziam nada e nós teríamos que fazer. Agora nós vamos ter que nos agilizar para acompanhar essa mudança toda que foi feita”, continuou.

 

Conforme a presidente, até bem pouco tempo atrás Corumbá estava esquecida e não era convidada para os eventos turísticos. “Hoje somos convidados para todos os eventos. Numa reunião em Campo Grande pude escutar os técnicos analisaram que Corumbá está pronta, que vem surgindo com um grande potencial turístico”.

 

Presente ao evento, o presidente da Câmara, vereador Tadeu Vieira, ressaltou que a Câmara de Vereadores tem cumprido o seu papel para fortalecer o turismo. “A Câmara tem um papel importante nessa mudança, estudando e aprovado as leis voltadas par o setor turístico que o Poder Executivo nos encaminha”, enfatizou, ressaltando que o Poder Legislativo tem trabalho com seriedade, aprovando leis que beneficiam a cidade.

Skip to content