Programação oficial do Carnaval Cultural começa neste domingo, no Porto Geral

A programação oficial do Carnaval Cultural de Corumbá começa neste domingo, 17 de janeiro, com o Concurso de Marchinhas Carnavalescas na ferradura do Porto Geral. Além da eleição, marcada para começar as 18h30, quatro agremiações da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesco) também se apresentarão na festa.

 

Os detalhes de todo evento foram discutidos nesta segunda-feira, 11, entre o prefeito Paulo Duarte, o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Joílson Silva da Cruz, o secretário de Governo, Marcio Cavasana, o coordenador municipal de Segurança, Fernando Lucena, o comandante da Guarda Municipal, tenente-coronel Ubiratan Bueno, e o diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Alexandre Vasconcelos

 

Representantes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Fundação do Meio Ambiente também participaram da reunião, realizada no Centro de Convenções do Pantanal. “A expectativa é de que um grande número de pessoas venham para cá, por isso precisamos trabalhar de forma totalmente integrada para que possamos fazer, de novo, uma festa inesquecível”, afirmou o prefeito.

A grande presença dos bolivianos durante o Carnaval também foi destacada pelo chefe do Executivo municipal. “Os hotéis estarão lotados, principalmente por causa dos irmãos bolivianos que estão redescobrindo nossa região e movimentando a economia local. Precisamos estar prontos para atender bem eles e todos os demais turistas que visitam nossa cidade nesta época do ano”, completou.

 

Com relação à segurança do Carnaval Cultural, Paulo Duarte assegurou a presença de todo efetivo da Guarda Municipal e de seguranças privados. “Conversei com o secretário estadual de Segurança (Silvio Maluf) e expliquei a necessidade de reforçar o policiamento nestes dias. Esperamos contar com o apoio da Polícia Militar, que é fundamental”, completou. Uma reunião, marcada para a próxima quarta-feira no Batalhão da PM, deve definir o quantitativo.

 

Programação

 

A programação do Carnaval Cultural 2016 continua no dia 24 de janeiro, quando será eleita a Corte de Momo no Porto Geral. Após a eleição, a bateria da Escola de Samba Império do Morro comanda a festa. No dia 30, sábado, acontece o ensaio técnico na passarela do samba, com início às 19 horas.

 

No dia 3 de fevereiro, o bloco Sandálias de Frei Mariano desfila pela General Rondon. Na quinta-feira, 4, acontece o Desfile de Fantasias no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e a descida do bloco de sujo Chupeta. Na sexta, é a vez do Cibalena arrastar uma multidão de foliões pelas ruas da cidade. Nesse dia também começam os shows populares na praça Generoso Ponce.

 

No sábado, além do Carnaval realizado pela Prefeitura no Distrito de Albuquerque, é dia dos desfiles dos blocos oficiais, que começa às 20 horas. Já durante a madrugada tem a descida do bloco independente Afoga o Ganso e o baile popular na Generoso Ponce. No domingo, 7, tem baile infantil, a partir das 17h, na Generoso Ponce e o desfile das escolas de samba do grupo de acesso. Depois do desfile tem a passagem do bloco independente Biriguis e show popular.

 

Na segunda-feira, o dia é reservado para as escolas de samba do grupo principal. O desfile começa às 20 horas e, ao final da passagem da última agremiação, o show começa na Generoso Ponce. Na terça, o desfile cultural vai reunir os Bonecões do Carnaval, a Corte de Momo, o Corso, os Cordões Flor de Corumbá, Cinelândia, Paraíso dos Foliões e Cravo Vermelho, as pastorinhas, os marinheiros, o frevo e o Bloco dos Palhaços.

 

Neste dia o show na praça começa às 23 horas e só termina nas primeiras horas na quarta-feira, quando acontece a apuração dos vencedores do Carnaval Cultural, a partir das 16 horas, na avenida General Rondon. 

Skip to content