O Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá iniciou uma nova gestão na última sexta-feira, 26 de fevereiro, com a posse dos conselheiros eleitos para o biênio 2016/2018. Além dos conselheiros que participaram da antiga gestão, também esteve o ex-presidente do Conselho, Arturo Ardaya, que aproveitou para fazer uma breve avaliação da gestão comandada por ele, bem como desejar aos novos integrantes que mantenham os trabalhos em andamento assim como iniciar outros importantes para o fortalecimento da cultural local.
“Foi muito valioso para mim esse tempo, pois a gente conviveu com pessoas maravilhosas. Quero desejar aos novos conselheiros que continuem avançando, pois Corumbá já avançou bastante na avaliação e formulação de propostas, temos o Conselho atuante e presente. Para aqueles que continuam, tenham um trabalho profícuo e consigam realizar os próximos passos, lembrando que já temos o FIC (Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal) e várias outras conquistas”, disse o ex-presidente Arturo Ardaya que, dentro da proposta de alternância entre membros governamentais e não-governamentais, proporcionou a primeira gestão do Conselho por um integrante não ligado ao Governo.
Diferente do segmento governamental onde os nomes dos membros ocorrem por indicação, no não-governamental cada setor cultural tem seu candidato que concorre a uma das vagas. Nessa gestão foram eleitos representantes de novos setores: produção cultural e circo.
Após a posse, os novos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá definiram em eleição a presidência da gestão 2016/2018. José Antônio Garcia, atual gerente de Difusão Cultural da Fundação de Cultura de Corumbá, foi aclamado como novo presidente, tendo como vice, Thayná Cambará Beraldo, gerente do SESC Corumbá e que, no Conselho, representa as instituições culturais não-governamentais.
“Sou uma pessoa que ama a cultura e que ao longo desses mais de 40 anos no setor se não deu para fazer tudo o queria, tudo o que foi feito, foi feito com carinho, com amor e faria tudo novamente. Para fazer mais uma coisa, gostaria de ter o apoio, a ajuda e a compreensão de todos vocês. Já, no primeiro momento, pedir minhas desculpas por minhas falhas e limitações, não tenha dúvida, no que depender de mim, tenho muito a aprender e pouco a ensinar. Quero ter cada um de vocês como um aliado e que lutássemos junto para que nossa Cultura seja conhecida além de fronteira de município, Estado e país. Que realmente respeitassem e conhecessem a cultura corumbaense porque valorizamos aquilo que conhecemos.Nós somos cultura, nós nos alimentamos com Cultura”, disse José Antônio Garcia, conhecido como “Tanabi”.
As reuniões do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá são abertas para ouvintes e acontecem em datas definidas a cada novo encontro dos conselheiros. Para manter contato com o órgão, há uma página em rede social que pode ser acessada, clicando aqui.
Veja a composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá 2016/2018 oficializado pelo decreto municipal nº 1632, de 20 de janeiro de 2016:
Segmento Governamental
Fundação de Cultura de Corumbá
Joilson Silva da Cruz (titular)
José Antônio Garcia (titular)
José Gilberto Garcia Rozisca (suplente)
Athayde Oliveira dos Santos Junior (suplente)
Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento
Tatiani Taceo Garcia (titular)
Maria Clara Mavignier Serra (suplente)
Secretaria Municipal de Educação
Lourival Moraes Fernandes (titular)
Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum (suplente)
Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico
Lauzie Michelle Mohamed Xavier (titular)
Fabiany Sampaio Bertucci Tavares (suplente)
Fundação de Turismo do Pantanal
Hélènemarie Dias Fernandes (titular)
José de Carvalho Júnior (suplente)
Segmento Não-Governamental
Membros Titulares
José Roberto dos Santos Júnior
Produção Cultural
Leonardo Augusto Madureira de Castro
Teatro
Mauro Palmeira Mota
Circo
Silvia Teresa Mercado Cedron
Patrimônio Material e Imaterial
Thayná Cambará Beraldo
Instituição Cultural não Governamental
Vaga remanescente
Membros Suplentes
Adrivany Amanda de A. Duarte
Circo
Dilson de Souza da Silva
Teatro
Fabio Junior de Almeida
Patrimônio Material e Imaterial
Marcelle de Saboya Ravanelli
Instituição Cultural não Governamental
Vaga remanescente
Vaga remanescente