Em Corumbá, 16 mil alunos da Reme voltam às aulas nesta segunda-feira

Os cerca de 16 mil alunos retornam às aulas nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, nas unidades escolares urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino (Reme), da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Uma das novidades é que mais três escolas urbanas iniciarão o ano com aparelhos de ar condicionado instalados e em pleno funcionamento nas salas de aula. O Projeto “Bons Ventos” chegou até a Escola Municipal Clio Proença, Escola Municipal Djalma de Sampaio e Escola Municipal José de Souza Damy, contribuindo para um ambiente agradável e propício ao desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, proporcionando uma aprendizagem mais prazerosa, com condições mais dignas. Com isso a Reme passará a dispor de 100% das escolas e Centros de Educação Infantil da zona urbana climatizados.

 

 

Enquanto os alunos retornam na segunda-feira, os professores já estão em atividades. Desde a última segunda, 1.500 profissionais participaram da Jornada Pedagógica, ministrada pela equipe técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Corumbá, com a finalidade de traçar as metas para o ano letivo de 2016. A Jornada Pedagógica é o momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo.

 

E nesta ação a Secretaria de Educação contou com a parceria da Secretaria de Saúde, que permitiu ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os professores serão grandes parceiros para conscientização da população nas ações de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 

Matrícula digital

 

E para iniciar o ano, a Rede Municipal de Ensino disponibilizou a matrícula digital que permitiu oferecer 1.691 vagas para novos alunos, com o objetivo de promover a gestão democrática e transparente no acesso às vagas na Reme, evitando as filas intermináveis que se formavam na porta das unidades escolares.

 

Educação Integral

 

Outra novidade é que a partir de segunda, mais uma escola da rede passa funcionar em regime de período integral. Com a ampliação dessa oferta, a Prefeitura de Corumbá reorganiza tempo, espaços e diretrizes curriculares para trabalhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos em sua totalidade, cumprindo metas do Plano Municipal de Educação.

 

A décima unidade de ensino a atender alunos em período integral, 1.600 horas, é a Escola Municipal Rural de Educação Integral Luiz de Albuquerque. As outras nove são Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues, Escola Municipal Rachid Bardauil, Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, Escola Municipal Rural Monte Azul, Escola Municipal Rural Polo Paraguai Mirim, Escola Municipal Rural Polo São Lourenço, Escola Municipal Rural Polo Santa Aurélia e Extensões e a Escola Municipal Rural Polo Sebastião Rolon.

 

Já as escolas municipais Pedro Paulo e Almirante Tamandaré funcionam em regime de jornada ampliada, 1.000 horas. 

Skip to content