Expedição gastronômica descobre diversidade da culinária corumbaense

A diversidade de produtos e sabores da gastronomia pantaneira conquistaram os integrantes da Expedição Fartura Gastronomia que, desde 2012, já percorreu 21 estados brasileiros em busca das mais tradicionais receitas de cada região do país. O grupo formado por Rusty Marcellini, Adriane Bienvenuto e Leandro Miranda terminou nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, a visita ao Mato Grosso do Sul por Corumbá, cidade considerada a capital do Pantanal, após passarem por Campo Grande, Bonito, Maracaju e Jardim.

 

Segundo a produtora Adriana Benevenuto, a viagem ao Estado não poderia encerrar de maneira melhor, pois, em Corumbá, a equipe encontrou grande variedade em carnes (gado, peixe e jacaré), além de receitas incorporadas à cultural local trazidas com os movimentos migratórios como a chipa e a sopa paraguaia, bem como a saltenha boliviana.

 

“O apoio da Prefeitura de Corumbá, através da Fundação de Turismo, foi essencial porque se dependesse apenas de nossa produção, com certeza, não teríamos acesso a tantos produtos em nossa rápida estadia na região”, comentou Adriana que, junto com Rusty Marcellini e Leandro Miranda, chegaram à cidade pantaneira na terça-feira, dia 23.

 

A Expedição Fartura Gastronomia dará origem a um livro e vídeos com relatos de todos os cozinheiros visitados, que serão apresentados ao público em eventos gastronômicos por quatro cidades: Belo Horizonte, Tiradentes, Porto Alegre e Fortaleza.

 

Além disso, esse material será distribuído em canais de comunicação como livros, filmes, programas de rádio e redes sociais. Dessa forma, o projeto procura valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos.

 

culinária

Na região, grupo conheceu também o lombo do jacaré produzido na Caimasul (Foto: Renê Marcio Carneiro)

 

Cadeia produtiva

 

A equipe busca muito mais do que receitas com produtos regionais, conforme explicou a produtora Adriana. “A gente quer mostrar o que há por trás de cada produto, sua cadeia produtiva, não é apenas dizer que aqui no Mato Grosso do Sul come-se, por exemplo, carne de jacaré; é mostrar como é a criação desde a incubação dos ovos até à chegada da carne nas prateleiras”, explicou.

 

Além disso, os protagonistas não são os chefs de cozinha, mas os cozinheiros, pessoas que detém os segredos da escolha do bom produto para gerar a receita tradicional. Uma dessas pessoas que a expedição conheceu foi o senhor João de Arruda, famoso em Corumbá por comercializar, entre outros pratos, o bolinho de arroz pantaneiro que, diferente do conhecido no país, é doce e feito com farinha de arroz.

 

“Para gente é muito bom receber pessoas que vão divulgar nossas tradições na culinária, pois há um país todo para conhecer o que a gente faz aqui em Corumbá. Quem sabe a gente fique tão conhecido e possa invadir o Brasil como nosso sabor do bolinho de arroz”, projetou o pequeno empresário.

 

“A Prefeitura tem trabalhado fortemente a valorização da gastronomia regional como fator diferencial de competitividade do destino turístico Corumbá nos últimos três anos. Depois de ganharmos as páginas do caderno Paladar do Jornal Estadão em setembro de 2015, será um privilegio receber a Expedição que fortalecerá ainda mais a divulgação e promoção da gastronomia e do destino Corumbá, que através dos nossos produtos e produtores de alimentos artesanais locais, virará livro, filmes e estará representada em festivais mundialmente conhecidos e prestigiados por todo o Brasil, disse a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal”.

 

Além dos produtos artesanais já citados, os integrantes da Expedição conheceram: o queijo nicola, a paçoca de carne seca, o pranchão soleado, torresmo e o sashimi de piranha. A previsão para a publicação do livro que trará a culinária corumbaense em destaque é o ano de 2017, encerrando neste volume, o trajeto da Expedição 5ª Expedição Fartura Gastronomia que, após, Mato Grosso do Sul, segue para Santa Catarina, encerrando assim a vista a todos os estados brasileiros.

 

culinária

Os pratos foram preparados pelos cozinheiros locais (Foto: Renê Marcio Carneiro)

Skip to content