Jornada Pedagógica reúne 1,5 mil professores e abre ano letivo em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, abriu nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, no anfiteatro Salomão Baruki, o ano letivo de 2016 com uma Jornada Pedagógica envolvendo 1.500 professores da Rede Municipal de Ensino. Foi durante uma solenidade no anfiteatro Salomão Baruki, que contou com a presença do prefeito Paulo Duarte.

 

A Jornada Pedagógica que tem como tema “Refletindo, planejando e construindo conhecimento”, prossegue durante toda a semana, nos períodos matutino, vespertino e também noturno para as escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos – EJA.

 

A jornada é um momento em que os profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas.

 

O prefeito Paulo Duarte deu boas vindas a todos os professores e lembrou que, “a formação continuada que é feita pela Secretaria de Educação, é a forma da Administração dar boas-vindas a estes profissionais. As aulas começam no dia 29, mas o ano letivo se inicia hoje, com essa Jornada envolvendo os professores”, destacou.

 

Paulo lembrou que o ano é especial. “Começamos 2016 com um desafio superado, que era iniciar o ano letivo com 100% das escolas climatizadas. Era uma meta que nós tínhamos e agora Corumbá passa ser uma das poucas cidades do Brasil a ter todas as suas salas de aula da Rede Municipal com ar condicionado, fortalecendo o papel da educação aqui na nossa cidade”, lembrou o prefeito ressaltando que a próxima meta é concluir esta benfeitoria nas escolas da Zona Rural.

 

Duarte também elogiou a ação integrada voltada para combate ao mosquito da Aedes Aegypti. “A educação é fundamental, não só na formação do conhecimento das nossas crianças, vai muito além disso. Estamos vivendo hoje um grande problema em relação às epidemias provocadas pelo Aedes aegypti. É importante que, com apoio dos professores, trabalhando com os alunos, isto chegue às famílias, aos pais. Por isso mesmo estamos com uma equipe da Saúde aqui, passando essa mensagem para os professores para fazermos esse trabalho nas salas de aulas”. 

 

Acolhimento

 

Na abertura da atividade a secretaria de Educação, Roseane Limoeiro, solicitou aos professores que acolham com carinho os alunos que iniciam as aulas na próxima segunda-feira, 29. “Acolher com carinho significa não só olhar o rendimento escolar dos nossos alunos, mas ter um olhar diferenciado para cada um deles, vendo as suas especificidades, olhar a necessidade de cada um”, pediu.

 

“Sabemos que vocês são capazes de compreende-los e ver o que cada um precisa. Sabemos que muitas vezes parece uma missão difícil, mas não podemos desistir por ver apenas o lado difícil, afinal, as nossas crianças são importantes e temos que levar até elas, o conhecimento”.

 

Durante a semana serão debatidos vários temas voltados à área educacional, tais como: afetividade no ambiente escolar, planejamento, projetos, gestão escolar, e também elaboração das metas para o ano letivo de 2016.

 

Além disso, serão apresentados, em parceria com a Secretaria de Saúde, dados do Município acerca da dengue, chikungunya e Zika vírus, com o objetivo de fortalecer a parceria entre educação e saúde, desenvolvendo atitudes preventivas junto aos professores e alunos.

 

Deisiane Silva, que está respondendo pela Secretaria de Saúde, solicitou apoio dos professores para que sejam os disseminadores de informações, façam parte dessa batalha contra o Aedes aegypti,

 

“Não é todo mundo que tem o dom de ensinar e vocês tem esse dom. Hoje vendo esse anfiteatro lotado e tenho certeza que, com o apoio de vocês, nossas crianças vão levar esse conhecimento para casa, passando para seus familiares. Estamos em guerra contra o mosquito Aedes Aegypti que transmite não só uma doença, mas três, a zika, a dengue e a chikungunya. Por isso precisamos do apoio de todos vocês para que, juntos, possamos vencer essa guerra”, ressaltou.

 

O evento lotou o anfiteatro Salomão Baruki e reuniu diversas autoridades, entre elas a vereadora Cristina Lanza, além dos coordenadores, gestores e todos os professores. As demais programações ocorrerão nas unidades de ensino, com acompanhamento dos assessores técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação.

Skip to content