Prefeito lamenta falecimento do professor e sindicalista Deusmar Jatobá

Foi com profundo pesar que o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, recebeu nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a notícia do falecimento do professor e sindicalista Deusmar Jatobá Espíndola, ocorrido nesta manhã em Campo Grande. O educador, que no próximo dia 3 de março completaria 64 anos, lutava contra um câncer.

 

Formado em Estudos Sociais (1983) e História (1988) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Deusmar trabalhava na Rede Municipal de Ensino (Reme) desde 1985. Lotado na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, fez seu mestrado em História na Faculdade Salgado de Oliveira – RJ.

 

Atualmente professor estava cedido para Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (SIMTED), onde atuava como secretário de planejamento. A entidade emitiu uma nota destacando e agradecendo o trabalho de Deusmar. Segue o texto publicado pelo SIMTED:

 

Hoje, nosso companheiro, Deusmar Jatobá Espíndola nos deixou. Professor de História da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Corumbá, também foi funcionário da Rede Ferroviária Federal onde atuou por alguns anos a frente do Sindicato desse segmento. Formado em história, fez seu mestrado no Rio de Janeiro. Escreveu sua tese sobre o Cavalo Pantaneiro, apaixonado pelo pantanal e nossa cultura. Professor Deusmar, apesar de não ser Corumbaense de nascimento escolheu essa terra para ser sua, de coração. Dono de um vasto conhecimento e de expressões mil. Participou do movimento teatral em Corumbá, nos anos 80 e deixou algumas peças de teatro falando sobre a vida e os conflitos interiores do ser humano.

 

Atualmente era Secretário de Planejamento do SIMTED Corumbá e professor da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho. Nosso eterno reconhecimento ao professor Deusmar pela sua contribuição à educação e ao movimento sindicalista. Os frutos do seu conhecimento ficará para sempre no coração de cada aluno e de cada colega!

 

SIMTED CORUMBÁ

Skip to content