Mais 19 militares do Exército Brasileiro estão sendo capacitados Pela Prefeitura Municipal como agentes especiais de endemias para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Corumbá. O trabalho está a cargo da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Vetores, e integra uma parceria estabelecida pelo Município com as Forças Militares (Exército, Marinha e Aeronáutica), que estão participando de forma ativa na prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Esta é a segunda capacitação direcionada a militares do Exército Brasileiro nos últimos dias. Na anterior, foram formados 30 agentes especiais de endemias. Agora, mais 19 estão participando do treinamento iniciado na manhã desta terça-feira, 23, no quartel do 17º Batalhão de Fronteira.
O primeiro tema focado nesta etapa foi sobre “Humanização e o SUS na Fronteira”, a cargo de Desiane Silva, que está respondendo interinamente pela Secretaria de Saúde, seguido de Vigilância Epidemiológica, com Mariângela Capurro, e Biologia do Aedes aegypti, com Grace Bastos, coordenadora do CCV.
A capacitação tem sequência à tarde, das 13 às 17 horas, com informações sobre o Programa Nacional de Controle da Dengue e Plano Nacional Enfrentamento a Microcefalia, com Grace Bastos; atribuições do Agente Especial em Endemias (Identificação de Criadouros), com Nathalia Rojas; atribuições do Supervisor de Campo, com Alessandra de Moraes e Margarida Bazan, e trabalho de rotina e ações pós-LIRAa, ações de bloqueio mecânico, com Margarida Bazan.
Já para amanhã, quarta-feira, os militares e seus superiores participam da reunião do Comitê de Mobilização Contra a Dengue, no auditório da Prefeitura, quando terão oportunidade de presenciar as palestras sobre “Trabalhos de Bloqueios Químicos e Pontos Estratégicos”, com Eliwelton Silva; “Educação em Saúde na Comunidade”, com Nathalia Lima, e “Vigilância em Saúde na Fronteira”; com Viviane Ametla, gerente de Vigilância em Saúde da secretaria.
Na parte da tarde haverá palestra sobre a atuação dos Agentes Especiais no combate ao Aedes aegypti, com Nathalia Rojas; atividades de fixação e práticas de campo, no período das 13 às 17 horas.