Ação Prefeitura no Bairro reuniu diversos serviços na Escola Clio Proença

O sábado foi bastante movimentado na Escola Municipal Clio Proença, bairro Nova Corumbá. A unidade de ensino recebeu a primeira edição de 2016 do programa Prefeitura no Bairro, ação que reúne no mesmo local diversos serviços oferecidos não só pelo Poder Público Municipal, como também por parceiros como a Defensoria Pública, os Correios, o Sesc e a Junta Militar.

 

“Possibilitamos àquelas pessoas, que muitas vezes tem dificuldade para se deslocar até o Centro e percorrer todos esses órgãos, um atendimento centralizado, onde ela pode, numa manhã, resolver diversas pendências”, afirmou o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, que agradeceu a presença e colaboração de outras instituições.

 

“Essas parcerias são sempre muito importantes, principalmente quando favorecem diretamente a população, sobretudo as famílias que mais precisam da atenção do Poder Público”, concluiu Duarte, que estava acompanhado da primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini.

 

“Isso facilita muito as coisas pra gente. Cheguei cedo, tirei ficha para o dentista e fui atendida. Só não extraí o dente porque minha pressão estava muito alta. Agora vou no médico me consultar, pegar meus remédios e depois voltar no dentista e resolver logo esse problema”, afirmou Solange Ramires Cabral, moradora do Nova Corumbá.

 

Quem também aproveitou os serviços de saúde foi Kelly Lima Arruda. “Não dá pra deixar passar uma oportunidade dessa”, resumiu a dona de casa. E teve ainda muita opção para criançada. Cama elástica, piscina de bolinha e muitas brincadeiras para os pequenos, que também ganharam pipoca e picolé. Os atendimentos começaram às 8 horas e só terminaram às 13 horas.

 

Serviços

 

Durante toda manhã a comunidade contou com uma série de serviços nas áreas da saúde; de defesa do consumidor; esporte e lazer; esclarecimento de dúvidas de contribuintes; informações sobre regularização fundiária, habitação e regularização de imóveis; todos os serviços da área de assistência social, da gestão pública, indústria e comércio, serviços públicos, produção rural, turismo, cultura, meio ambiente, segurança pública, trânsito e transporte.

 

Somente a saúde disponibilizou consultas médicas; atendimento odontológico; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; atualização e expedição de Cartão SUS; massagens; farmácia; coleta preventivo câncer de colo de útero; imunização, de acordo com calendário; Educação em Saúde: Saúde da Mulher, Planejamento Familiar, DST/AIDS, CCZ, Vigilância Ambiental, Programa Tabagismo (DANT); marcação de exames; pesagem e antropometria do Bolsa Família.

 

O Procon distribuiu material educativo (Código de Defesa do Consumidor, consumo consciente de energia, uso consciente de crédito), e fez esclarecimento de dúvidas para o consumidor. A Escola de Governo fez o levantamento de necessidades de cursos e inscrições para os cursos de Cuidador de Idosos e Cuidador de Acamados.

 

A Funec disponibilizou atividades esportivas como xadrez e tênis de mesa; a secretaria de Fazenda e Planejamento esclareceu dúvidas dos contribuintes referentes aos Tributos Municipais; a Fuphan esteve presente com informações sobre habitação popular, atividades didáticas sobre Patrimônio Histórico e mapa sobre informações dos equipamentos urbanos.

 

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por sua vez, disponibilizou atendimento para o Cadastro Único/PBF (recadastramento  – atualização cadastral / novos cadastros – inserção de novas famílias / Informações, encaminhamentos e orientações sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família.

 

A Junta Militar também esteve atendendo os jovens corumbaenses, enquanto uma equipe atendeu a comunidade em relação a documentação básica e benefícios assistenciais (2ª via de Certidão de Nascimento / Benefício de Prestação Continuada BPC-PCD – Pessoa com Deficiência – e BPC- IDOSO / benefícios eventuais – agendamentos de visitas domiciliares / Cadastro para concessão de Passe Livre – Intermunicipal e Interestadual).

 

A comunidade da parte alta da cidade ainda participou da Oficina de Trabalhos Manuais e Artesanais por meio da Economia Solidária (Ecosol); oficina de beleza e disponibilização de brinquedos.

 

A Educação atuou junto aos alunos do Clio Proença em relação ao combate ao Aedes aegypti em parceria com a Secretaria de Saúde, com formação de Agentes de Saúde Mirins; palestra Educativa com as 5ª séries, e com todos os alunos com participação do Exército; caminhada educativa no bairro com entrega de panfletos, além de ação educativa da Saúde e da Educação com a participação dos agentes mirins diplomados.

 

Estiveram presentes também as pastas da Infraestrutura e Serviços Urbanos, Produção Rural (Serviço de Inspeção Municipal e exposição do Programa de Aquisição de Alimentos; exposição de horta caseira. A Cultura atuou com contação de história, apresentações da banda e capoeira.

 

O Meio Ambiente realizou atividades sobre combate e prevenção à dengue; cenário com acumulo de lixo; cenário ideal de acondicionamento; orientações sobre coletas de lixo domiciliar, seletivo e cata galhos.

 

A Segurança Pública disponibilizou atendimento aos contribuintes com levantamento de demandas e registro de reclamações e sugestões; a Agetrat com Oficina de Pintura de Atividades de Trânsito; Oficina Pinta Cara com as Placas do Trânsito; distribuição de travessia a faixa; simulação de travessia da faixa.

 

O público foi atendido também pela equipe da Ouvidoria Municipal e, além disso, os parceiros estiveram presentes com sessões de cinema, por meio do SESC Corumbá; Emissão de CPF com os Correios, e atendimento e orientação jurídica com a Defensoria Pública.

Skip to content