Adventure Week Brazil terá também uma intensa programação cultural

Os diretores-presidentes da Fundação de Cultura, Joilson Cruz, e do Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes, firmaram o compromisso de trabalharem juntos para potencializar o ganho com a realização da primeira Adventure Week Brazil, que acontecerá em Corumbá no período de 06 a 10 de abril.

 

O acordo foi à execução de uma programação conjunta para valorizar e apresentar a cultura corumbaense, com todo o seu arcabouço cultural durante o evento, incrementando cada vez mais a valorização da cultura local e dos seus produtores, por meio da inclusão dos mesmos em produtos turísticos.

 

“Esta vantagem competitiva que temos em relação a outros destinos do Brasil e do mundo, que une o nosso patrimônio ambiental, o Pantanal, e a nossa cultura local que é viva, aumenta ainda mais a nossa capacidade atrativa, especialmente para os turistas estrangeiros. O nosso patrimônio histórico e cultural é um veio para a geração de novas oportunidades de negócios, de emprego, de renda e também para inserir os produtores de cultura na cadeia produtiva do turismo”, disse Hélènemarie.

 

“Para estimularmos a economia criativa dependemos do aumento do consumo turístico”, comentou o presidente da Fundação de Cultura, Joilson Cruz. “Dentro dessa perspectiva, as áreas técnicas municipais, trabalham em conjunto não só na Adventure Week, mas também na realização de outros projetos conquistados para 2016, onde cultura e turismo se integram para estimular oportunidades para os produtores e artistas locais. “Já realizamos a qualificação continuada de nossos artistas e produtores, agora integrados, o propósito é gerar cada vez mais oportunidades no mercado, destacou Joilson”.

 

O detalhamento das ações integradas foi sugerido pelo prefeito Municipal Paulo Duarte, potencializando visitação aos espaços e equipamentos culturais e o melhor aproveitamento turístico de prédios e outras estruturas históricas. “Quase tudo da cultura pode ter impacto também no turismo”, destacou o prefeito.

 

Entre as ações práticas em 2016 que foram tratadas no âmbito da parceria a realização do FEGASA (Festival Gastronômico Sabores das Américas), o Circuito Gastronômico do Pescado Pantaneiro e o Banho de São Joao de Corumbá, além da aproximação do pequeno produtor de alimentos artesanais com os eventos culturais. 

 

A programação foi fechada durante um encontro entre presidentes das duas fundações. Participaram também da reunião os secretários executivos das pastas, Luiz Ricardo Rocha e José Antônio Garcia, do turismo e da cultura, respectivamente.

 

Adventure Week Brazil – Bonito & Pantanal

 

A edição 2016 da Adventure Week acontecerá pela primeira vez no Brasil, em abril, e oferecerá aos operadores, agentes de viagem e jornalistas uma semana intensa de Ecoturismo e Turismo de Aventura, através de passeios, palestras e rodadas de negócios, nos dois destinos sede – Corumbá e Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Skip to content