Conselho da UFMS aprova curso de medicina no Campus do Pantanal

O COUN (Conselho Universitário da UFMS) aprovou nessa quarta-feira, 23 de março, a criação do curso de medicina no Campus do Pantanal (CPAN). A decisão agora segue para o Ministério da Educação (MEC), que terá 90 dias para dar um parecer definitivo sobre o projeto. Se acatado, o novo curso superior pode ser implementado já em 2017.

 

“É mais um importante passo para conseguirmos formar médicos aqui dentro da nossa cidade e, com isso, fortalecer toda nossa rede de atendimento”, comemorou o prefeito Paulo Duarte. “Estamos confiantes que a resposta do Ministério será positiva, tanto que já estamos trabalhando para implantar aqui também a Residência Médica em Saúde e Comunidade”, continuou.

 

O prefeito ainda destacou a importância do trabalho conjunto realizado entre o CPAN, a UFMS, as secretarias municipais de saúde de Corumbá e Ladário, a Associação Médica de Corumbá e da Santa Casa. “Todas as pessoas envolvidas nesse processo foram fundamentais para darmos mais esse passo determinante para ampliarmos e diversificarmos a formação profissional em nosso município”, concluiu.

 

Na avaliação da secretária de Saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi, as chances da graduação ser implantada na região são muito grandes. “O MEC tem uma política forte de expansão dos cursos de medicina por todo o Brasil. E Corumbá, por sua extensão territorial, por sua localização, pela distância dos grandes centros, por fazer fronteira com outro País e por ser a cidade do Estado com a maior quantidade de profissionais do Mais Médicos, tem potencial para isso”.

 

Ainda de acordo com Dinaci, que está em Campo Grande participando do Congresso Associação Brasileira Rede Unida, tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde conhecem detalhadamente a rede de atendimento existente na cidade e a vontade dos diversos setores em melhorar esses serviços. “São outros fatores que pesam a favor da cidade. E aqui no Congresso, muitos membros da diretoria se mostraram favoráveis a essa expansão em Mato Grosso do Sul”.

 

Residência

 

A equipe formada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Santa Casa de Corumbá e a Associação Médica de Corumbá (AMC) também conseguiu no início deste mês uma importante vitória para a implantação do curso de Residência Médica em Saúde da Família na cidade.

 

O projeto foi pré-aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), que inclusive elogiou a rede de atenção básica existente no Município. “Ainda temos um longo e difícil caminho a percorrer, mas estamos otimistas que já no ano que vem conseguiremos trazer esse curso para Corumbá”, afirmou a secretária municipal de Saúde Dinaci Ranzi, destacando o empenho de todas as pessoas envolvidas nesse processo.

 

“Temos pessoas capacitadas e com credibilidade envolvidas nesse projeto, que será um grande avanço para a Saúde Pública da nossa região”, completou Dianci. O grupo de trabalho é formado pelos médicos Walter Breno Salazar, Wilson Baruki, Nabil Omar, Domingos Albaneze, diretor clínico da Santa Casa, Cristiano Xavier, diretor-presidente da Junta que administra a Santa Casa, e a professora doutora Cláudia Araújo.

 

Skip to content