Corumbá avança na implantação de Residência Médica em Saúde da Família

A equipe formada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Santa Casa de Corumbá e a Associação Médica de Corumbá (AMC) conseguiu nesta semana uma importante vitória para a implantação do curso de Residência Médica em Saúde da Família na cidade.

 

O projeto foi pré-aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), que inclusive elogiou a rede de atenção básica existente no Município. “Ainda temos um longo e difícil caminho a percorrer, mas estamos otimistas que já no ano que vem conseguiremos trazer esse curso para Corumbá”, afirmou a secretária municipal de Saúde Dinaci Ranzi, destacando o empenho de todas as pessoas envolvidas nesse processo.

 

“Temos pessoas capacitadas e com credibilidade envolvidas nesse projeto, que será um grande avanço para a Saúde Pública da nossa região”, completou Dianci. O grupo de trabalho é formado pelos médicos Walter Breno Salazar, Wilson Baruki, Nabil Omar, Domingos Albaneze, diretor clínico da Santa Casa, Cristiano Xavier, diretor-presidente da Junta que administra a Santa Casa, e a professora doutora Cláudia Araújo.

 

“Essa é uma oportunidade única para mudarmos de vez a visão da Saúde Pública em nossa cidade. E a implantação desse curso aqui não é benéfica apenas para os futuros profissionais, mas para toda a população, uma vez que isso reflete diretamente na qualidade do serviço oferecido em toda a região”, afirmou Walter Breno, coordenador do projeto.

 

Representando a UFMS, a professora Cláudia Araújo também apontou a importância da implantação da residência médica no município. “A UFMS só tem a agradecer a oportunidade e a confiança da Secretaria de Saúde de Corumbá. O objetivo é melhorar a qualidade de toda uma região e o processo de relacionamento entre os profissionais de saúde e a sociedade”, destacou a doutora, que complementou: “Esperamos que esse seja embrião de futuros professores da nossa Universidade federal”.

 

“Com muita honra participo dessa equipe. Sei o valor que esse grupo tem o esforço que faz para trazer a Corumbá técnicos em todos os setores. Todos aqui estamos trabalhando com o mesmo objetivo”, afirmou Wilson Baruki. Cristiano Xavier, por sua vez, lembrou que a residência beneficia também os profissionais que já atuam na cidade. “Isso gera, sem dúvida, qualificação no atendimento à população”, pontuou.

 

“A Prefeitura tem valorizado a estrutura médica de Corumbá. A partir dessa especialização, teremos técnicas e disciplinas que serão importantes para a cidade. No momento em que temos a supervalorização das especialidades mais complexas, Corumbá prioriza a atenção básica, que é onde se resolve 80% da saúde da família”, completou Domingos Albaneze.  

Skip to content