Povo das Águas: Prefeitura e Marinha iniciam atendimento na região do Taquari

Equipes da Prefeitura de Corumbá e do 6º Distrito Naval iniciam na quinta-feira, 24 de março, o atendimento às famílias ribeirinhas residentes na região do Taquari. A ação integra o programa social Povo das Águas que, a partir de agora, passa ser desenvolvido pelo Município em parceria com a Marinha do Brasil, como parte de um Termo de Parceria para a realização de ações de assistência social à população ribeirinha, firmado no início de março pelo prefeito Paulo Duarte, com o comandante do 6º Distrito, contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

 

Esta será a primeira ação do ano do Programa Social Povo das Águas que por meio dessa parceria, está permitindo levar atendimento médico, social e educacional às famílias que residem em áreas de difícil acesso do Pantanal. O embarque da equipe será neste dia 23 de março, às 06 horas, no Porto da Marinha do Brasil, localizado no 6º Distrito Naval.

 

O trabalho será desenvolvido com apoio do Navio Hospitalar Tenente Maximiano e segue até o dia 28 de março. Os trabalhos começam pela Colônia São Domingos, na quinta-feira, 24, no Porto Figueira, das 09 às 13 horas. Neste mesmo horário uma outra equipe estará no Porto Sairú, para atender moradores da Colônia Bracinho.

 

No dia 25, sexta-feira, o atendimento acontece na Colônia São Domingo, das 08 às 13 horas, no Porto Sagrado. No dia 26, sábado, será a vez da Colônia do Cedro, das 09 às 13 horas, no Porto Santa Ana / Limãozinho.

 

O encerramento dessa primeira ação será no dia 27, domingo, quando serão atendidos famílias das colônias Corixão, Cedrinho e Rio Negro, no Porto 7 Irmãos, das 08 às 12 horas. O retorno a Corumbá será no dia 28, segunda-feira.

 

Nove ações

 

A parceria formalizada entre a Prefeitura de Corumbá e o 6º Distrito Naval, além de garantir a realização de todas as nove ações do Povo das Águas durante o ano, vai melhorar o atendimento levado até as famílias que vivem nas regiões de difícil acesso do Pantanal e diminuir consideravelmente os custos de cada viagem.

 

A iniciativa tem o propósito de prestar apoio logístico, por meio do Navio de Assistência Hospitalar “NAsH Tenente Maximiano”, para o transporte de equipe multiprofissional, insumos, materiais, equipamentos, vacinas e medicamentos de assistência hospitalar e odontológicos, necessários à execução das ações de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável promovido pelo programa, além do emprego de profissionais de Saúde do Hospital Naval de Ladário , com a finalidade de alcançar moradores das regiões ribeirinhas.

 

Com o Navio da Marinha, também conhecido como “Navio da Esperança do Pantanal”, serão prestados atendimentos sociais, médicos e odontológicos a estas famílias residentes em áreas de difícil acesso.

 

A embarcação é dotada de enfermaria e farmácia, onde serão realizados os fornecimentos de remédios às comunidades; conta também com consultórios médico e odontológico. Disponibiliza ainda três lanchas que serão empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Nestas ações, materiais como roupas, cobertores e brinquedos também serão fornecidos à população atendida durante todo o período.

 

O Programa Povo das Águas conta com as participações de profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Meio Ambiente e da Defesa Civil. Somente este ano serão nove viagens com duração de seis dias, em média. A primeira ação está programada para 23 de março.

 

Esta parceria vai fortalecer ainda mais o atendimento a cerca de 1000 famílias que residem nas regiões de Domingos Ramos, Castelo, Baía Vermelha, Amolar, Paraguai Mirim, Barra do São Lourenço, Chané, Volta Grande, Boca do Paraguai Mirim, Porto Morrinho, Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra, Corixão, Cedrinho, Colônia do Cedro, Colônia São Domingos, Colônia do Bracinho e Rio Negrinho. 

Skip to content