Prefeito destaca a servidoras, o poder de oportunizar perspectivas às pessoas

Numa das pastas da Administração onde há um dos maiores percentuais de mulheres, o mês dedicado a elas não poderia passar em branco, por isso, na manhã desta quarta-feira, 09 de março, as 175 servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania participaram de um café da manhã especial.

 

O auditório do CRAS I (Centro de Referência em Assistência Social), no bairro Centro América, foi ocupado por uma farta mesa com frutas, sucos, salgados e bolos, além de flores e brindes que foram entregues às servidoras que, de acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib, fazem a diferença no atendimento à população.

 

“Esse olhar feminino que traz consigo o anseio do cuidado que empregamos a nossa população, ainda mais essa parcela onde há tanta mazela social. A mulher entende e sabe como superar as dificuldades e motivar quem precisa”, disse Mabel ao estimar que 90% do quadro de servidores da pasta é composto por profissionais do sexo feminino.

 

“Nós, que primamos muito esse trabalho com o foco na família, não podemos esquecer que a referência, na maioria dos casos, é uma mulher”, disse ao referendar dados do IBGE em todo o país onde o número de famílias chefiadas por mulheres vem crescendo.

 

Quem foi comemorar a data com as servidoras foi o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, que destacou da constate luta da classe feminina por respeito e igualdade na sociedade. Ele lembrou do grande símbolo da luta contra a violência doméstica, Maria da Penha, que, inclusive, originou lei federal que protege mulheres que sofrem com ex ou atuais parceiros violentos.

 

“Quando Mabel se referia à Maria da Penha, eu, ainda como deputado estadual, fui a pessoa que trouxe ela pela primeira vez ao Mato Grosso do Sul. Numa reunião aqui na cidade ela contou sua história belíssima mostrando o quanto que a mulher é forte, o quanto que ela supera desafios”, recordou.

 

Com foco no humano


Sobre as ações na área da Assitência, o chefe do Executivo frisou que o cuidado com o público feminino vai além do discurso e isso desde o primeiro dia de sua gestão quando delegou importantes cargos a mulheres.

 

“Estamos chegando aos três anos e dois meses de administração e, se tem uma área que claramente tivemos avanço foi no Assistência Social com as ações de cidadania e políticas públicas voltadas para a mulher, começando pelo protagonismo e pela presença firme da mulher na Administração Municipal onde várias mulheres ocupam posições importantes”, disse.

 

Ele ainda elogiou a união da equipe da Secretaria Municipal em questão, o que possibilita avançar em várias ações em prol das pessoas que, segundo Duarte, não deixam marca no espaço físico, porém tem grande poder de transformação na vida de cada cidadão que recorre à Assistência.

 

“A Assistência Social está de parabéns pelo trabalho integrado e colaborativo, mostrando que quando as pessoas se unem há sempre o melhor. Corumbá é uma das poucas cidades que tem atendimento em todas as áreas preconizadas pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social). É um trabalho que muitos desconhecem porque cuida de pessoas e isso não deixa placas. Mesmo em época de crise estamos buscando parcerias para que o trabalho prossiga a exemplo do que aconteceu com a Marinha no programa Povo das Águas”, afirmou ao dizer que mais do que em qualquer outra pasta, o trabalho da Assistência tem como objetivo “fortalecer a relação humana e  dar perspectiva para as pessoas de uma vida melhor”.

Skip to content