Prefeito empossa conselheiros da Juventude e destaca papel de protagonismo

Com 22 anos de idade e muita vontade de construir uma cidade melhor para as questões que envolvem os jovens, Stéphanie de Moura da Costa, 22 anos, foi uma das pessoas que foi empossada pelo prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, na noite desta quarta-feira, 02 de março, como conselheira municipal da Juventude.

 

Representando a sociedade civil pelo Clube de Desbravadores, Stéphanie traz consigo o anseio de se fazer ouvir tão típico do público jovem, porém aliada àquela característica destacada pelo prefeito Paulo, que é a de se fazer protagonista da sociedade.

 

“É uma novidade e espero que possamos ser mais uma ferramenta para mudar a cidade. A gente sabe que muitas coisas atraem os jovens hoje como drogas, bebidas, mas temos como objetivo mostrar coisas boas e lutar por eles, desejando que esse 2016 seja o ano do jovem em Corumbá. O que tiver que fazer, vamos fazer com tudo”, afirmou de forma decidida a jovem.

 

Ao todo foram empossados 12 conselheiros, entre titulares e suplentes do Poder Público e da sociedade civil que atuarão no biênio 2016/2018. O Gerente de Políticas Públicas para a Juventude, Jonathan França, lembrou que a eleição dos conselheiros ocorreu em processo que se iniciou em outubro do ano passado quando por meio de publicações em editais as entidades foram convocadas para manifestar interesse em participar do Conselho.

 

O secretário de Governo, Márcio Cavasana, que atuou por muitos anos junto aos movimentos jovens da cidade, fez um breve relato da história do protagonismo desse setor no país e no município desde a implantação do Conselho Nacional da Juventude que desencadeou os outros mecanismos hoje atuantes como a Secretaria Nacional da Juventude e, em nível municipal, a Gerência para Políticas Públicas da Juventude.

 

O prefeito Paulo Duarte destacou fortemente o papel do protagonismo do jovem para o avanço da sociedade. Em tempos onde a mídia e as redes sociais acabam sendo uma vitrine de críticas, o chefe do Executivo ponderou que a ação em prol da solução de problemas é o caminho mais eficiente para construção da cidade que todos desejam.

 

“Espero que o trabalho desse Conselho se paute em discussões, anseios, mas não os teleguiados, acreditar que tudo é verdade o que e vê na mídia, na TV. Além dos problemas, temos que perceber que não leva a nada acabar com um país, nenhuma generalização é boa. Se está ruim, a democracia do Brasil é jovem, ela está se aperfeiçoando, não ficar no mundo do faz de conta como Conselhos que não existiam efetivamente com a presença atuante de membros da sociedade civil”, disse.

 

“Precisamos ter uma sociedade participativa, os conselhos têm que funcionar, saber, discutir, perguntar o porquê, mas também buscar fazer a parte que lhe compete. Esse conselho não é meramente decorativo, é para funcionar mesmo, que vocês participem e questionem, para que vocês vivam intensamente a cidade, que conheçam os problemas da cidade e busquem as soluções”, complementou.

 

Duarte ainda lembrou de ações que são “alternativas de cultura, esporte e lazer” para o público jovem e que foram implantadas nesta gestão municipal como o Juventude na Praça, a volta do Festival Estudantil da Canção, o Aleluia Fest, destacando que, além da construção de perspectivas para a formação acadêmica e do mercado de trabalho, esses são setores que falam dirtamente aos jovens.

 

Participaram ainda da solenidade de posse realizada na Casa dos Conselhos a vereadora Cristina Lanza, representando a Câmara Municipal de Corumbá; a secretária de Educação, Roseane Limoeiro; a secretária de Assistência Social, Mabel Aguilar; e representantes de entidades civis organizados

 

Confira a composição do Conselho Municipal da Juventude, oficializada pelo decreto municopal 1.597, de 3 de dezembro de 2015:

 

Sociedade Civil

 

Clube de Desbravadores

Stéphanie de Moura da Costa (titular)

Gabriel Conceição (suplente)

 

Setor Diocesano de Juventude    

Dilson Vilalva Esquer (titular)        

Victória Catrina Lara da Silva (suplente)

 

APM da Escola Estadual Dom Bosco     

Karolinna da Silva Tomelic (titular)

Emanuel Soares de Lima (suplente)

 

 

Poder Público

 

Fundação de Esportes de Corumbá       

Eliegy Ferreira     Raphael (titular)

Alexandre Russo Barbosa (suplente)

 

Secretaria Municipal de Educação          

Érica Oliveira do Espirito Santo Gonçalves (titular)       

Laura Helena dos Santos Amaral (suplente)

 

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania        

Jonathan França de Moraes da Cruz (titular)

Viviane Kerlyn da Silva Pires (suplente)

 

 

Skip to content