Protagonismo feminino é debatido no CEU e no Centro Comunitário do Cravo

O protagonismo feminino e a violência contra a mulher foram os principais temas debatidos nesta quinta-feira, 10 de março, no CEU Helô Urt e no Centro Comunitário do Bairro Cravo Vermelho. As ações são coordenadas pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e fazem parte das comemorações pela Semana da Mulher.

 

No Centro de Esportes Unificado Helô Urt, localizado no bairro Jardim dos Estados, o CRAS CEU promoveu uma roda de conversa e homenageou oito mulheres que lutam e trabalham pelo desenvolvimento da cidade. As 22 gestantes acompanhadas pelo CRAS ainda participaram de um ensaio fotográfico, com direito a produção e maquiagem, para marcar um dos momentos mais sublimes da mulher.

 

O CRAS presta atendimento às famílias em situações de vulnerabilidade social e possui um grupo de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, onde acompanha mulheres durante o período gestacional, com o objetivo de promover qualidade de vida, tranquilidade e bem-estar. No CEU são atendidos os moradores do Jardim dos Estados, Jardinzinho, Guarani, Guanabara, Jatobá e Jatobazinho.

 

O prefeito Paulo Duarte e a primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Calara Scardini, participaram do evento. A vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Márcia Rolon, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib Aguilar, a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e a subcomandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Katiane Almeida, também prestigiaram a ação.

 

Cravo

 

No Centro Comunitário do Bairro Cravo Vermelho, a atividade promovida pela equipe volante do CRAS II reuniu mais de 80 mulheres de todas as idades do Cravo I, II e III. Lá o principal tema foi a violência contra a mulher. A delegada Paula Ribeiro dos Santos Oruê apresentou toda a rede de proteção existente na cidade e reforçou a importância dos agressores serem denunciados à polícia.

No Cravo, ação foi realizada no Centro Comunitário, reconstruído em 2015 (Foto: Clóvis Neto)

 

“A violência contra a mulher é sim da conta de todo mundo, do vizinho, da amiga, dos parentes, de todos”, lembrou. “Sem essa denúncia, que pode sim ser anônima por meio do telefone 180, a atuação policial fica muito mais difícil”, completou. A Delegacia da Mulher funciona na rua Major Gama, no antigo Fórum, e fica aberta das 8h às 18 horas.

 

“Tanto no CEU quanto no Centro Comunitário, foi possível enxergar um pouco de como procuramos administrar a cidade. Trabalhamos para fortalecer o vínculo com as pessoas. Obras físicas, como asfalto e prédios, são importantes sim, mas o bom atendimento às pessoas, oferecer oportunidade delas cuidarem da saúde, de se qualificarem, se divertirem, é muito mais”, afirmou o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte.

 

“Fico muito feliz de ver, tanto no CEU quanto no Cravo, essa participação efetiva da comunidade. Foi pra isso mesmo que projetamos e erguemos esses locais. No Jardim dos Estados, o que antes era um campinho de futebol, hoje é um espaço que oferece muito mais qualidade de vida para muitas famílias. E aqui no Cravo, reformamos o Centro Comunitário depois de 20 anos de espera pela comunidade”, lembrou o prefeito.

 

“Vamos trazer aqui para o Cravo cursos, ações e outros serviços oferecidos pela Prefeitura. Como disse na reinauguração, no ano passado, esse espaço é de vocês. Usem-no da melhor forma possível”, concluiu Duarte.  

Skip to content