Saúde apura desaparecimento de peças do Raio-X digital do PS

O Raio-X digital instalado no Pronto-Socorro de Corumbá está atendendo internamente a urgência, mas sem liberação de laudo, devido a dois episódios de furto de peças, sendo uma delas, o monitor onde as imagens são analisadas. O aparelho foi cedido pelo Governo do Estado a pedido do prefeito Paulo Duarte, o que possibilitaria um diagnóstico mais célere e preciso dos pacientes em condição de emergência.

 

Um dos desfalques já aconteceu durante a instalação do aparelho quando o monitor que tem dimensões bem maiores que os habituais usados no dia-a-dia, simplesmente desapareceu da sala onde o equipamento estava sendo montado.

 

Os furtos foram registrados em forma de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e, conforme a secretária de Saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi, internamente, foi aberta uma sindicância para apurar os fatos criminosos e que lesam a população. Ela explica que as equipes estão trabalhando para, em breve, poder entregar o laudo ao paciente.

 

O Raio-X digital permite a realização de exames de vários ângulos mesmo em pacientes imobilizados, forma como muitos chegam ao serviço de emergência.

 

Tomógrafo

 

Já outro aparelho também primordial para diagnósticos mais precisos, o tomógrafo, está instalado em sala que foi reformada e adaptada para receber toda a estrutura, porém aguarda por parte do Governo do Estado, a conclusão do processo de digitalização, que é permitir que o médico especialista, em Campo Grande, forneça o laudo on-line.

 

A tomografia será um exame novo na rede pública de Corumbá e possível pela parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal. De acordo com a secretária de Saúde de Corumbá, a estimativa é realizar cerca de 50 tomografias por mês.

 

“O Estado atendeu o pedido do Município devido às necessidades dessa nossa macrorregião, que é a de qualificar o diagnóstico. Essa parceria com o Estado vai além porque ele também vai fornecer para nós os laudos desses exames”, comentou Ranzi que adjetivou como primordial a parceria com o Governo do Estado que também cedeu novos equipamentos para o UTI do Município.

Skip to content