Crianças da Reme intensificam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Crianças da Rede Municipal de Ensino de Corumbá intensificaram esta semana, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti como parte da mobilização nacional, uma iniciativa do Ministério de Educação junto aos sistemas de ensino do País. Em Corumbá, os trabalhos estão a cargo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, sob coordenação das escolas da Reme da área urbana e rural, com apoio de parceiros, entre eles, a Secretaria de Saúde e Agetrat.

 

A mobilização nacional foi retomada esta semana, de 04 a 09 de abril, e nessa etapa de mobilização o tema está sendo “Pesquisar e Conhecer para Combater”. Para tanto, todas as escolas da Reme estão realizando atividades diversificadas envolvendo a participação das crianças e jovens.

 

Em Corumbá, todas as unidades da Reme estão, desde o início do ano letivo, dedicados a realizar a conscientização em relação ao Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A programação é extensa e vai até o final do ano letivo, envolvendo todas as disciplinas da matriz curricular. O tema é trabalhado de forma transversal.

 

Entre as ações estão pesquisas; rodas de conversa; mutirão nos bairros que escola está inserida; produção de cartazes, faixas e outros materiais de conscientização; produção de paródias e happs; elaboração de panfletos informativos; panfletagens; dramatizações; jograis; confecção de armadilhas e repelentes para espantar o mosquito; gincanas.

 

As escolas estão também realizando pedágios de conscientização aos motoristas. Na sexta-feira, 08, por exemplo, crianças do CAIC Padre Ernesto Sassida, do sexto ao nono ano, participam uma blitz educativa na Rodovia Ramão Gomez, junto com a Agetrat. Nesta quinta, as crianças realizaram uma exposição de desenhos com participação de toda a escola.

 

Além dessas atividades, o Fhash Mob da Escola Izabel Corrêa, na Rodoviária de Corumbá, chamou a atenção de todos que chegavam ou estavam bem arcando para outras cidades. Há também pedágios em feiras livres, evento que vem tomando formas bastante curiosas e incríveis nos tempos atuais, principalmente através da dança. 

Skip to content