Por decreto, prefeito institui a Semana de Prevenção à Anemia Falciforme

A partir de agora, Corumbá passa a contar com a “Semana de Prevenção ao Traço e Anemia Falciforme” que será aberta sempre no dia 11 de abril. A decisão foi tomada pelo prefeito Paulo Duarte e o estabelecimento do dia de abertura é uma homenagem que o Município presta a Walthênia Agda da Costa, que faleceu nesta data, em 2013, vítima da anemia falciforme.

 

A semana foi instituída por meio do decreto nº 1.656, de 14 de abril de 2016, publicado na edição desta quinta-feira, no Diário Oficial de Corumbá. Ao assinar o decreto, Duarte lembrou que Walthênia Agda da Costa, ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, era uma destacada liderança na luta pelo controle social da saúde e pela Política de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme.

 

A “Semana de Prevenção ao Traço e Anemia Falciforme” em Corumbá foi estabelecida pela Lei Municipal 2.396, de 23 de maio de 2014. Hoje, o prefeito assinou o decreto que define a data que será aberta sempre no dia 11 de abril.

 

A anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela presença de uma hemoglobina anormal, que sob determinadas condições de desoxigenação, polimeriza, deformando as hemácias, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico e outras complicações, nos indivíduos acometidos pela doença.

 

A decisão do prefeito se deve também à necessidade de divulgar para a população todos os fatos relacionados com a doença, como origem, sintomas, tratamento relação da mesma com outras doenças de sangue, etc., objetivando de vida qualidade às pessoas com anemia falciforme.

Skip to content