Prefeitura e Marinha iniciam atendimento a ribeirinhos do alto Pantanal

A Prefeitura de Corumbá e a Marinha do Brasil (6º Distrito Naval de Ladário) iniciam no próximo domingo, 24, atendimento às mais de 200 famílias residentes ribeirinhas do alto Pantanal como parte da ação social Povo das Águas. Desta vez, os serviços acontecem nas regiões de Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Paraguai Mirim, São Francisco, Mato Grande, Bonfim, Porto São Pedro, Chané, Amolar e São Lourenço.

 

O embarque da equipe multidisciplinar está marcado para domingo, 24, às 08 horas, no 6º Distrito Naval. Na segunda-feira, 25, a ação acontece no Porto Maracangalha, em atendimento às famílias de Domingos Ramos, no período das 08 às 11 horas. Neste mesmo dia, das 14h30 às 17h30, a ação será no Porto do Zequinha para as famílias do Castelo.

 

Na terça, 26, das 08 às 12 horas, o atendimento será no Porto Santa Catarina para a comunidade da região da Ilha Verde. Também na terça, das 14 às 17 horas, a ação será na escola do Paraguai Mirim, para moradores da região do Paraguai Mirim.

 

No dia 27, quarta-feira, das 08 às 12 horas, a equipe estará dividida no Porto São Francisco, Mato Grande e Bonfim, para atendimento aos ribeirinhos destas regiões. À tarde, das 14h30 às 17h30, o atendimento acontece nos portos São Pedro e Chané, onde serão atendidas as famílias destas duas localidades.

 

No dia 28, quinta-feira, a ação acontece na escola da barra do São Lourenço, das 08 às 12 horas, para atender as famílias do Amolar e da barra do São Lourenço. No dia 29, sexta-feira, das 08 às 10 horas, o atendimento acontece nos portos Mangueiral, Andorinha e Sete de Setembro, para a comunidade da Rio São Lourenço.

 

Outras comunidades que serão atendidas durante a viagem são das regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura. O retorno a Corumbá acontece no dia 30 de abril, sábado.

 

O programa

 

A ação faz parte do programa social Povo das Águas que, a partir deste ano, está sendo desenvolvido pelo Município em parceria com a Marinha do Brasil, como parte de um Termo de Parceria para a realização de ações de assistência social à população ribeirinha, firmado no início de março pelo prefeito Paulo Duarte, com o comandante do 6º Distrito, contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

 

Esta será a segunda ação do ano do Programa Social Povo das Águas que por meio dessa parceria, está permitindo levar atendimento médico, social e educacional às famílias que residem em áreas de difícil acesso do Pantanal.

 

O Programa Povo das Águas conta com as participações de profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Meio Ambiente, da Defesa Civil e da equipe do 6º Distrito Naval. O trabalho é desenvolvido com apoio do Navio Hospitalar Tenente Maximiano.

Skip to content