Prefeitura faz coleta de galhos em mais cinco bairros e centro da cidade

A Prefeitura de Corumbá está dando sequência aos serviços de limpeza da cidade com a execução do programa “Cata Galho”. Nesta semana os trabalhos estão concentrados nos bairros Aeroporto e Popular Velha, na parte alta da cidade, bem como no centro, da Rua América até a orla portuária, e nos bairros Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria.

 

O programa já vinha sendo desenvolvendo na parte baixa de Corumbá, da rede ferroviária até a orla portuária, atendendo o centro e os bairros Universitário, Maria Leite, Borrowiski, Beira Rio, Cervejaria, Arthur Marinho, Dom Bosco e Generoso. Neste mês de abril, passou ser executado na parte alta e nas duas primeiras semana foram atendidos os moradores do Guató, Nova Corumbá, Guarani e região, na primeira semana, Jardim dos Estados, Popular Nova e Nossa Senhora de Fátima, na segunda semana.

 

A ampliação do programa foi uma determinação do prefeito Paulo Duarte e os serviços serão desenvolvidos pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, com apoio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

 

O programa é exclusivo para coleta de material de origem vegetal, como resto de poda doméstica, plantas, gramas e outros tipos, mantendo a limpeza dos passeios públicos da área urbana da cidade. Gerson lembra que o lixo doméstico já é coletado pelas equipes que fazem este serviço na cidade, e que em caso de entulho, é preciso fazer uso das conhecidas caçambas.

 

Para facilitar a realização dos serviços, quem precisar fazer poda de árvores ou mesmo limpeza em seus terrenos, jardins e outros setores, deve colocar todo o material (desde que de origem vegetal) nas calçadas, para que seja recolhido pela equipe responsável, observando o cronograma de cada região.

 

Em caso de poda doméstica, o morador deverá primeiro entrar em contato com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e solicitar autorização. Qualquer intervenção deste tipo, sem anuência dos órgãos ambientais é considerado crime. A Fundação funciona na Rua 13 de Junho, 457, entre a Sete de Setembro e Major Gama. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3907 – 5342 e 3907 – 5385.

 

O programa contribui para limpeza das ruas e calçadas, evitando acúmulo de resíduos que acabam prejudicando o trânsito de veículos e pedestres, além de reduzir entupimento de galerias de águas pluviais. É também uma importante ferramenta para redução de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 

Cronograma

 

Para melhor informar a população corumbaense, o programa “Cata Galho” na parte alta obedece o seguinte cronograma: 1ª semana – Bairros Guató, Nova Corumbá, Guarani e conjuntos habitacionais localizados nesta região; 2ª semana – Jardim dos Estados, Popular Nova e Nossa Senhora de Fátima; 3ª semana – Aeroporto e Popular Velha; 4ª semana – Cristo Redentor, Previsul, Industrial e Centro América, incluindo os conjuntos Camalote, Vitória Régia e Cravo Vermelho).

 

Na parte baixa, o cronograma é o seguinte: 1ª semana – parte alta do centro, entre a América e a Rede Ferroviária, da Edu Rocha à Albuquerque; 2ª semana – bairros Maria Leite e Universitário, inclusive Vila Mamona; 3ª semana – parte baixa do centro, da América até o Rio Paraguai, além dos bairros Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria; 4ª semana – Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho.

Skip to content