Primeiros socorros é tema de palestra do SAMU para alunos de Pedagogia

Os trinta e dois alunos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Pantanal, participaram de uma palestra sobre primeiros socorros na noite de quinta-feira, 31 de março, foi ministrada pelo médico Riad Ali Hamie, coordenador municipal do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

 

A palestra foi solicitada pela professora do curso de Pedagogia, Claudia Araújo, e contou com a participação de uma equipe do SAMU. Foi uma oportunidade para o médico detalhas procedimento em casos de emergência.

 

“Essa palestra teve como objetivo mostrar como a pessoa deve agir para restabelecer a saúde de quem está passando mal, enquanto aguarda o resgate. Ou seja, ensinamos o básico para socorrer uma pessoa que esteja com algum trauma, fratura, engasgada ou mesmo para reanimar uma pessoa”, observou Riad.

 

A professora Claudia Araújo, que também é socorrista, informou que a disciplina dela fala sobre educação, saúde e floricultura. Como os alunos tinham pedido a parte prática, ela entrou em contato com o SAMU, tratando dessa questão.

 

“Como um dos componentes curriculares é falar sobre primeiros socorros, o que já abordamos na teoria, com várias discussões sobre o tema, resolvemos ver na prática. Foi maravilho. Foram quatro horas de palestra, muito enriquecedor para todos. Existe um momento que você precisa ter contato com essas situações para saber o que fazer e como fazer, essa palestra nos ajudou muito”, explicou.

 

Segundo a secretária de Saúde da Prefeitura de Corumbá, palestras como esta são importantes e contribuem para a saúde pública. Por isso mesmo ele informa que a secretaria está aberta àquelas instituições que queiram programar eventos como este que aconteceu ontem no Campus Pantanal da UFMS. Basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde e agendar a data.

Skip to content